quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eles tinham razão...


Jefferson Calvet e Edivaldo Holanda

Quando ainda detinham os mandatos de vereador e deputado estadual, Jefferson Calvet (PSC) e Edivaldo Holanda (PTC), respectivamente, sempre estiveram na linha de comentários classificados por muitos de “loucos”, quando os mesmos se referiam à refinaria Premium I da Petrobrás, em Bacabeira.
Desde que iniciou-se o projeto do governo federal, para a construção desse empreendimento de altíssimo nível, “a maior refinaria da América latina”, que na verdade, foi arquitetada ainda na gestão do ex-governador Jackson Lago, vinham-se sendo especulado datas exageradas nos bastidores da política maranhense, e até mesmo nacional, a fim de barganharem ônus usando a refinaria. Haviam sido anunciadas datas para entrega da obra e inicio das produções de refinamento de petróleo, que qualquer pessoa em sã consciência duvidaria. Mas, infelizmente só quem conseguia enxergar o absurdo eram as oposições do Maranhão e Bacabeira.
Os dois no Canteiro de obras em 2010
Muitas vezes taxados, na época, de “contrários, negativos e maldosos”, os dois parlamentares, Jefferson Calvet, ex-líder da oposição na Câmara em Bacabeira, e Edivaldo Holanda, ex-Líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, debatiam de frente contra o mau uso da obra para beneficiar candidatos nas eleições de 2010. Na ocasião, iríamos para uma eleição presidencial e estadual, que provavelmente, teria beneficiado Dilma (PT) e Roseana (PMDB).

A princípio a refinaria iniciaria a primeira fase de produção em 2013, segundo garantiu o ex-presidente Lula (PT), quando lançou a pedra fundamental do empreendimento, na cidade. Depois veio o ministro de minas e energia, Edson Lobão (PMDB), onde confirmou em visita a Bacabeira, a mesma “ladainha” de sempre. Holanda e Jefferson estavam baseados em estudos feitos “In loco”, por uma comissão trazida pelo ex-deputado para visitar as obras da refinaria em Bacabeira no ano de 2009. Nesse mesmo dia, visitaram também o prefeito Venancinho  que os receberam em seu gabinete, ao lado do atual gestor, Alan Linhares, antes presidente da câmara.

Munidos de informações acerca de outras refinarias em andamento no Brasil, os dois ex-parlamentares disseram na época, que o início da produção da refinaria de Bacabeira seria aproximadamente em 2020, data mais provável. Contudo, essa visão em longo prazo, soou como absurdo aos olhos de muitos, mas diante da realidade em que estamos vivendo, comprova que Jefferson Calvet e Edivaldo Holanda estavam com toda razão.


2 comentários:

Acesse, comente, compartilhe