domingo, 14 de julho de 2013

PSDC, PHS, PRTB, PRP e PEN pretendem lançar candidato próprio para governador

Por Clodoaldo Correia

Uma articulação dos nanicos PSDC, PHS, PRTB, PRP e PEN, pode culminar em uma coligação de proporções maiores para lançar ao governo o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, atualmente no PDT. A ideia é filiar o médico a um dos partidos para que dispute o governo em uma chapa com as pequenas legendas. Existe ainda a possibilidade do ex-prefeito se filiar ao PP na tentativa de aglutinar essas legendas em torno de sua candidatura. Uma costura difícil, mas que é possível, diante das discussões entre os caciques das legendas.

O secretário-geral do PSDC, Alan Kardec, tem tomado à frente do partido para montar a aliança. Ele disse que o partido já ofereceu legenda a Hilton Gonçalo com a garantia de ele ser candidato a governador pelo PSDC, mas ainda não houve a resposta. “Ele ajudaria muito o partido a puxar voto para os candidatos a deputado estadual e federal. Estamos buscando um entendimento para que ele (Hilton Gonçalo) fique no partido, que dará toda a sustentação a ele”, revelou.

Alan disse que uma vez filiado ao PSDC, seria possível a junção das legendas em torno da candidatura. Mas se Hilton se filiasse a outro partido, como o PP, por exemplo, era necessária uma nova conversa.


O presidente estadual do PHS, Raimundo Filho, disse que os partidos menores tem se reunido para caminharem juntos em 2014, mas nada ainda com relação ao apoio do partido na eleição majoritária. “Temos nos reunido de 15 em 15 dias, muito mais preocupados com a eleição proporcional. Pretendemos formar uma chapa única dos pequenos partidos. Com isto bem consolidado começaremos a tratar da aliança majoritária, mas com todos caminhando juntos”, afirmou. Filho disse que só depois de garantida a unidade entre os partidos menores, começaria a se discutir se a aliança seria com o candidato da governadora Roseana Sarney (PMDB), com Flávio Dino (PCdoB) ou com a candidatura de Hilton Gonçalo.

Posicionamento de Hilton
O ex-prefeito de Santa Rita diz que é grande a chance de acertar com um dos partidos pequenos em torno de uma coligação, mas quer ser presidente do diretório estadual do partido pelo qual for disputar o governo do estado. O ex-prefeito diz que o problema com os partidos maiores, como o PSDB que lhe ofereceu legenda, é que os deputados federais acham que será difícil se reeleger em uma candidatura própria sem coligação com legendas de maior expressão. “Partimos para um acordo com os partidos menores porque os maiores que só reelegem seus deputados em um chapão. Então estamos trabalhando por uma composição entre os partidos sem representação na Câmara Federal para todos disputarem de forma igualitária. Mas queremos a presidência do partido para ter a garantia da candidatura majoritária, para poder chegar no interior do Estado com todo o respaldo, para que nenhum problema no caminho possa atrapalhar a candidatura”, afirmou.

Outra alternativa para Hilton seria concorrer pelo PP, que tem bom tempo de televisão, mas caso a filiação ocorra, ele deseja manter os partidos menores alinhados. Ainda foi dito que também já possui a garantia do presidente estadual do PP, Waldir Maranhão, para ser candidato pela legenda.

Hilton Gonçalo reafirmou que quer ser candidato a governador do Maranhão, por isso vê dificuldades em sua permanência no PDT, porém não descartou continuar no partido. Ele disse que não cogita ser vice de Flávio, até porque não se discute nenhum vice neste momento nem no cenário nacional. “O PDT fará sua convenção dia 14 de setembro. Não posso dizer que estou fora do partido porque política é muito dinâmica. Quem sabe o PDT decide que deve ter candidatura própria. Não desmerecendo o cargo de vice, mas nem Aécio Neves, nem Dilma, nem Marina Silva estão discutindo vice nesse momento. Nem eu quero pensar quem será meu vice agora. O que tenho na minha mente é quero disputar a eleição majoritária”, delineou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe