terça-feira, 30 de setembro de 2014

Polícia prende autor de um assassinato em Bacabeira



Uma investigação minuciosa feita pela policia civil, levou à prisão do aposentado, Domingos Bezerra da Silva de 64 anos, acusado de assassinar a facadas dona Maria da Conceição Bandeira de Melo, de aproximadamente 47 anos, no povoado Rancho Papouco, em Bacabeira, no último domingo (29).


O corpo de Maria da Conceição foi encontrado ao lado de sua casa na, manhã do dia seguinte.

O acusado estava escondido em uma casa na Vila Vitória, em São Luís. Segundo a polícia, no momento da abordagem, Domingos Bezerra não esboçou nenhuma reação e acabou confessando o crime

Domingos foi levado para delegacia de polícia civil de Santa Rita, onde o autor da barbárie disse que não tinha intenção de tirar a vida da vítima, que foi covardemente assassinada com uma facada na altura do pescoço.

Depois do crime, o aposentado sumiu do povoado e passou a ser o principal suspeito. O delegado Edinaldo Santos, relatou que o ciúme possessivo do acusado tenha sido a motivação para crime, já que o casal não mantinha nenhuma relação amorosa.

Domingos Bezerra foi autuado em flagrante por crime qualificado mediante motivo fútil e está preso.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Pesquisas comprovam desgaste na campanha de Gastão Vieira




As recentes polêmicas envolvendo o candidato ao governo, Lobão Filho, desgastaram também a campanha do candidato ao Senado pela coligação “Pra frente, Maranhão”, Gastão Vieira. As pesquisa Exata/TV Guará/Fiema e Data M, divulgadas neste final de semana, comprovam a queda vertiginosa de ambos na reta final da eleição.
O clima de insegurança com a crise do sistema penitenciário do governo Roseana, principal aliada de Gastão Vieira, e o escândalo de um vídeo divulgado pela campanha da família Sarney contra Flávio Dino, atingiram diretamente o candidato da oligarquia ao Senado.
Com isso, Roberto Rocha, candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, abriu sete pontos de vantagem, na pesquisa Exata/TV Guará/Fiema, sobre Gastão. Rocha agora tem 36% das intenções de voto. Os números representam um aumento de quatro pontos em relação ao último levantamento. O candidato da família Sarney, Gastão Vieira, caiu para 29%.
Já na Data M mostra uma vantagem de 5,4 pontos em favor de Roberto Rocha. O candidato apoiado por Flávio Dino agora tem 34,8% das intenções de voto, contra 24,6% do postulante escolhido por Lobão Filho e o clã Sarney.
As tentativas de desestruturar a campanha de Flávio Dino ao governo tem se tornado um verdadeiro tiro no pé para os candidatos da coligação “Pra frente, Maranhão”. Fiel escudeiro da oligarquia, Gastão pode ser o primeiro candidato apoiado por José Sarney a perder uma eleição para o Senado. Os fatos consolidam que o povo deseja mudança, e no Senado escolheu Roberto Rocha para isso.
Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

ROSÁRIO: Com apenas uma chuva de verão, rua da Balaiada fica alagada




Os moradores da Travessa da Balaiada, na cidade de Rosário, não tem sorte mesmo.
Com a “eterna” obra da prefeitura no local, os moradores já cansaram de reclamar pela conclusão da obra, que vai completar 2 anos, e sofrem a cada chuva que o maravilhoso Deus manda, mesmo que seja apenas uma chuvinha fraca de verão.
Na tarde deste domingo (28), choveu em alguns municípios da região do Munim, inclusive em Rosário. A chuva não foi lá essas coisas, mas causou grandes transtornos aos moradores da rua.
A obra realizada pela Prefeitura de Rosário não aguentou pouco volume de água, jorrou esgoto e causou forte odor, segundo contou um morador.
O vereador Preto do Raça (PP) já reclamou inúmeras vezes na câmara municipal para que a prefeitura conclua a eterna obra, mas nunca teve resposta.
Se com apenas uma chuvinha de verão ficou assim, imagina quando começar o período chuvoso no mês de dezembro.
Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Morre a mãe de Josivaldo Corrêa, candidato a governador do maranhão



A mãe do candidato a governador do maranhão pelo PCB, professor Josivaldo Correa, a dona Domingas de Sá Corrêa Silva.
Ela faleceu na manhã desta segunda-feira (29), e o enterro está marcado para a manhã de hoje (30), na cidade de São José de Ribamar.
Josivaldo cancelou todos os compromissos de campanha por causa da perda da mãe.
Diante desse momento difícil, o titular do blog quer se solidarizar com o amigo professor Josivaldo.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Pesquisa Exata coloca Calvet Filho no caminho da Assembléia Legislativa



O ex-candidato a prefeito de Rosário, o jovem evangélico Calvet Filho (PPS), está no páreo da disputa para uma vaga de deputado estadual do maranhão no pleito deste ano.
Na última pesquisa para deputado estadual divulgada nesta segunda-feira (29), realizada pelo Instituto Exata e encomendada pela FIEMA, apontou novamente o rosariense entre os 42 prováveis eleitos para o pleito.
Se atentarmos para o fator coligação, Calvet Filho está no páreo e disputando 01 das 03 vagas disponível para a coligação (PPS/PP/PROS/SD) ficando atrás apenas de Patrícia Vieira (PROS) e Luciano Genésio (SD).
Em outra pesquisa pra deputado estadual, realizada há mais de um mês pelo mesmo instituto, Calvet esteve em posição mais confortável, alcançando o 11º lugar geral. Já nesta última, ele aparece em 26º lugar para a disputa.
A Assembléia disponibiliza 42 cadeiras para deputado estadual.
Com pouco mais de 4 dias para a eleição, Calvet Filho vai conseguindo o objetivo de representar a cidade de Rosário e a região do Munim na Assembléia Legislativa, e fazer relembrar os tempos em que representantes da terra representavam a cidade de Rosário e região na AL.
A pesquisa foi espontânea, ou seja, foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado estadual e federal se as eleições fossem hoje, portanto alguns nomes citados não são candidatos. 
Veja a lista:


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Grupo Sarney tenta se renovar no Maranhão




Já no final de linha da vida política, a oligarquia Sarney no maranhão está tentando se renovar, candidatando seus filhos e netos a cargos de governador, deputado estadual e federal, para ocupar o lugar da velha guarda no estado.

Vejamos a lista dos “novos”, prováveis ou não, ocupantes da “nova velha guarda” da política maranhense, que tentam dar continuidade a 50 anos de poder dos quase ‘aposentados’ velhos oligarcas.

Iniciaremos a lista com o candidato a governador Edinho Lobão (PMDB), filho do ministro de minas e energia e ex-governador do grupo Sarney, Edison Lobão, e apoiado pelo atual governo do estado.

Em baixa nas pesquisas, Edinho é o mais novo concorrente ao trono do palácio dos Leões, e busca a ‘‘renovação’’ e continuidade do poder que já dura 5 décadas.

Outro que tenta se firmar como tradição da família é o neto do senador e ex-presidente da república, José Sarney, e filho do deputado federal Sarney Filho, o jovem Adriano Sarney (PV). Adriano é o único da família Sarney candidato a deputado estadual, que, tem, também, o pai candidato a deputado federal.

A fantasiosa renovação continua e quem deve ser eleita deputada estadual é a filha do secretário de estado da saúde e deputado Ricardo Murad, que, por sua vez, é cunhado de Roseana Sarney, governadora do estado.

Andréia Murad (PMDB) é a candidata da família Murad e deve ocupar o lugar do pai na Assembléia Legislativa do Maranhão como uma das mais votadas em sua coligação.

Ricardo preferiu não concorrer ao pleito, decidindo permanecer à frente da secretaria de saúde.

Outro que endossa a lista de candidato a deputado federal, mesmo que de forma mais complicada, é João Marcelo (PMDB), filho do também ex-governador e atual senador do maranhão, João Alberto.

João Marcelo é outro filho que visa dar continuidade ao trabalho do pai na política maranhense. Mesmo sendo agraciado com a maioria dos prefeitos que apoiavam o deputado Gastão Vieira (hoje candidato a senador pela oligarquia), João Marcelo tem chances remotas de conseguir o objetivo.

De acordo com as pesquisas e o cenário atual da política estadual, podemos dizer que, dos quatro candidatos citados, apenas Edinho Lobão é o que está em pior situação de eleição. João Marcelo também tem chances remotas, mas não é descartada sua vitória.

Adriano Sarney e Andréa Murad estão em situação mais confortável, pois fazem parte do chapão que deve eleger 22 dos 42 deputados, que corresponde a metade das vagas disponíveis na Assembléia Legislativa.

Eis aí a renovação do grupo Sarney.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Rapidinha da política rosariense.



Ahn?!?
Na sessão desta segunda-feira (29), o vereador Preto do Raça (PP), utilizou a tribuna para comentar o jogo entre a seleção de Rosário contra o time C do Sampaio Corrêa, no estádio Cerejão, na manhã do último domingo (28).
Durante seu pronunciamento, o parlamentar disse que achou estranho a recepção dada ao presidente do Sampaio, vereador de São Luis, Sérgio Frota (PSDB), candidato a deputado estadual. Segundo Preto, Pedro Vasconcelos teria dito, na hora da apresentação, que Sérgio Frota seria seu candidato.
Pra quem não sabe, Pedro Vasconcelos é marido da prefeita Irlahi Linhares (PMDB), que por sua vez, apoia o deputado estadual Roberto Costa (PMDB). Preto disse que ficou sem entender a postura de Vasconcelos, mas parabenizou a festa realizada pela secretaria de esporte.
Carreata de Pereirinha em São Luis
Na reta final da campanha eleitoral, o vereador de São Luis, Isaías Pereirinha (PSL), candidato a uma das 18 cadeiras de deputado federal, realizou grande carreata na capital maranhense neste domingo (28). Na ocasião, o vereador de Rosário, Sandro Marinho (PSD), participou do evento de seu aliado e virou motivo de assunto na câmara municipal rosariense. 
Chuvinha boa!
Vereador Nazareno Barros (PTdoB) voltou a reclamar sobre a infraestrutura do bairro Malvina e Ivar Saldanha, com obras mal feitas pela prefeitura de Rosário. Segundo o parlamentar, após uma pequena e rápida chuva, dezenas de casas, carros e ruas ficaram completamente alagadas. Para ele, pelo que já foi aplicado nas obras, fica descaradamente caracterizada lavagem de dinheiro, por que foram realizados apenas 500 metros do total da obra que, segundo ele, não presta.
Os moradores dos bairros estão insatisfeitos com a obra de péssima qualidade.
Grupo forte!
O vereador Jardson Rocha (PP), um dos apoiadores da candidatura da deputada estadual Graça Paz (PSL) e Pereirinha (PSL) candidato a deputado federal, usou a tribuna da câmara para reiterar seu compromisso com os dois candidatos e reafirmar que o grupo que os apoia é forte no município.
O vereador disse que ele e mais os vereadores Sandro Marinho (PSD) e Jorge do Bingo (PTdoB) foram bem recebidos no povoado Miranda, zona rural de Rosário, durante atividade de campanha eleitoral.
Não se espantem se Graça Paz e Pereirinha forem os mais votados no povoado, por que esse grupo é o mais forte, unido e coeso”. Disse.
Calvet Filho no páreo
É cada vez mais concreta a viabilidade de eleição do jovem político rosariense, Calvet Filho (PPS), candidato a deputado estadual.
Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29), Calvet foi apontado em 26º lugar, das 42 vagas disponibilizadas pela Assembléia Legislativa do maranhão.
Há 5 dias das eleições, o sonho pode está próximo de se realizar.
20 meses de governo e reclamação
Após 20 meses de gestão Irlahi Linhares (PMDB), o vereador Jorge do Bingo (PTdoB) lembra, com muito lamento, a falta de respeito da gestão para com a população rosariense. O vereador citou a falta de atendimento regular durante a semana nos postos de saúde dos bairros cidade nova e barreiro.
O discurso do vereador foi voltado principalmente à saúde do município, alegando que alguns médicos dão expediente quando bem querem.
Tá fazendo falta...
Depois da interrupção na transmissão das sessões realizada pela Rádio Rosário FM, a população e os vereadores estão sentindo falta do instrumento de alto alcance popular que transmitia de forma abrangente, as sessões da câmara municipal da cidade.
Sem ter causa divulgada e justificada, a direção da emissora não consegue explicar o porquê do cancelamento na transmissão das sessões da câmara. Segundo alguns vereadores, o cancelamento tem haver com política, pois a gestão Irlahi e o governo do estado estavam sofrendo grandes prejuízos com as polêmicas discutidas na casa de leis e divulgada na rádio.
Perdeu, Playboy!
Um fato curioso e engraçado aconteceu na câmara de Rosário. O vereador Luis Carlos, o KiKo (PP), estava discussando na tribuna da última sessão que antecede as eleições e afirmou o compromisso com seus candidatos a deputado estadual e federal.
Quando o vereador tratou sobre o apoio a governador ninguém aguentou. “O meu candidato a governador é Edinho Lobão. Eu sei que ele não vai ganhar, mas eu voto nele assim mesmo”.
Nem os aliados acreditam na vitória de Lobinho

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pela 2ª vez, Dilma chega à reta final sem plano de governo

Veja



A presidente Dilma Rousseff chega à reta final da corrida pelo Palácio do Planalto rompendo, pela segunda vez, a tradição do PT de apresentar longos programas de governo, com detalhamento de futuras ações em áreas específicas. Até agora, a seis dias do 1º turno, o comitê eleitoral apresentou apenas um texto genérico à Justiça Eleitoral, uma exigência legal de todo início de campanha. E os compromissos por escrito da petista, dizem seus auxiliares, não devem passar disso neste ano. Na campanha de 2010, a então candidata também se esquivou de apresentar suas propostas detalhadas e só lançou um panfleto com treze compromissos seis dias antes do 2º turno.
No domingo, questionada sobre o assunto em São Paulo, Dilma tentou se justificar. "Você sabe o que é modernidade? Modernidade não é um calhamaço feito de papel. São várias formas de comunicação. A mim interessa comunicar ao povo brasileiro, que é quem vai votar nessas eleições e quem vai decidir que caminho quer percorrer. Eu não vou inventar", afirmou a presidente, segundo quem seu programa é "um composto do alicerce do governo, das diretrizes (entregues à Justiça Eleitoral) e de todas as novas propostas (ditas na TV)".
Oficialmente, a campanha do PT alega que, por se tratar de uma candidatura à reeleição, não há necessidade de um programa detalhado, pois o eleitorado já conhece as propostas de Dilma. No entanto, em conversas reservadas, integrantes da cúpula petista admitem que houve uma mudança de direção no início de setembro, quando, diante da avalanche de críticas ao programa da adversária do PSB, Marina Silva, o comitê de Dilma decidiu arquivar as propostas formuladas para evitar que o plano de governo se transformasse em um tiro no pé.
O comitê da reeleição, porém, não se limitou a suspender o programa de Dilma temendo o revés sofrido pela candidata do PSB. Passou a usar as falhas do plano da adversária - que teve duas erratas - como arma política. Também explorou propostas, como a de autonomia do Banco Central, para associá-la aos ricos. Ex-petista e ex-ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Marina lançou seu programa com mais de 200 páginas em 29 de agosto. É a única entre os principais candidatos a fazer isso até agora. O tucano Aécio Neves promete seu plano de governo detalhado para esta segunda.
Inicialmente, a campanha de Dilma planejava lançar uma série de cadernos elaborados ao longo deste ano por trinta grupos temáticos, que fizeram centenas de reuniões por todo o Brasil coletando e sistematizando sugestões de especialistas, acadêmicos e militantes de diversos setores como saúde, educação e economia. Segundo o coordenador do trabalho, Alessandro Teixeira, algumas propostas foram apresentadas no programa de televisão e no site de campanha. Um exemplo é a proposta de transformar o caixa dois em crime. O setorial de mulheres chegou a distribuir um texto, mas recolheu o documento por ordem do comando da campanha.
O comitê ainda não sabe o que fazer com o material produzido e os responsáveis pelas áreas temáticas não foram sequer informados sobre qual será o destino do trabalho. Vinte pessoas formaram um grupo coordenado pelo ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo Haroldo Lima, para elaboração de uma proposta de programa de governo para a área de energia. O resultado do trabalho foi entregue a Dilma há cerca de três meses. "Ela passou as vistas, já estava no clima de campanha, mas a notícia é que ela agradeceu e ficou muito satisfeita com a proposta", disse.
De acordo com o sociólogo Francisco Oliveira, que colaborou na formulação de diversos programas do PT antes da chegada do partido ao poder - atualmente ele está rompido com os petistas -, a elaboração de programas consistentes é uma tradição dos partidos de esquerda e a falta de propostas detalhadas de Dilma mostra o viés conservador do governo. "Quando você está na oposição, tenta subverter a ordem, e quando chega ao poder, tenta manter a ordem estabelecida. Os partidos de esquerda não conseguiram resolver bem essa contradição, e o PT, menos ainda", afirmou.
Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Grupo político do prefeito Alan Linhares realiza comícios para reafirmar apoio a candidatos aliados

Por Daniel Mendes



O grupo apoia os candidatos Glalbert Cutrim (deputado estadual), Junior Marreca (deputado federal), Lobão Filho (governador), Gastão Vieira (senador) e Dilma Rousseff (presidente)

Os dois últimos finais de semana, em Bacabeira, foram marcados por grandes manifestações de apoio aos candidatos da coligação “Pra frente, Maranhão”. Nos dias, 20, em Peri de Baixo, e 27, na sede, foram realizadas, pelo grupo político do prefeito Alan Linhares, caminhadas e comícios para reafirmar apoio aos candidatos Glalbert Cutrim (deputado estadual), Junior Marreca (deputado federal), Lobão Filho (governador), Gastão Vieira (senador), e à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A chegada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi marcada por aplausos da população, que aprova os inúmeros benefícios que ele conseguiu para o estado ao longo de sua vida política inclusive para Bacabeira. O ministro agradeceu a todos que apoiam a candidatura de seu filho ao governo do estado e destacou o trabalho que ele e os candidatos apoiados pelo Prefeito Alan Linhares e seu grupo podem desenvolver. “Faz muitos anos que ando pelas ruas e praças públicas, com o povo ao meu lado. Vejo com orgulho a juventude de nosso país saber o que quer, e vemos hoje aqui jovens candidatos que vêm legitimamente à praça. Vamos dar a eles nossos votos de confiança, para que o povo continue a ver um governo com outras grandes realizações”, disse.

O jovem e candidato a Deputado Estadual Glalbert Cutrim falou da emoção de estar ao lado do ministro, destacando o momento como um dos maiores de sua vida. “Precisamos trazer para Bacabeira escolas técnicas e capacitação, para que a refinaria que está sendo implantada aqui, use pessoas de nosso município mesmo. Tenho certeza que o futuro governador Lobão Filho lutará com a gente para que continuemos a desenvolver Bacabeira”, falou.

“Assumimos um compromisso com Bacabeira e nosso mandato estará à disposição do município, ajudando o prefeito Alan Linhares no seu trabalho de desenvolvimento da cidade”, relatou o candidato a Deputado Federal Junior Marreca.

O ex-prefeito Venancinho agradeceu ao ministro Lobão por sua contribuição em prol do desenvolvimento de Bacabeira e destacou que o futuro governador Lobão Filho poderá fazer muito mais pelo município, ao lado de Gastão Vieira, no Senado, Glalbert Cutrim, na Assembleia, Junior Marreca, na Câmara Federal, dando continuidade ao grande trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeito Alan Linhares.

Já prefeito Alan Linhares destacou o desenvolvimento do município ao longo dos últimos anos, reafirmando seu apoio aos seus candidatos. “Vamos renovar nossas esperanças. Precisamos de um homem trabalhador como Gastão no Senado. Temos uma parceria com o governo do Estado e já fizemos muito na área de educação, infraestrutura e saúde de nosso município, mas com a eleição de Lobão Filho, continuaremos a fazer muito mais. E os nossos candidatos a deputado estadual e federal poderão contribuir muito conosco. Vote nos candidatos que podem ajudar Bacabeira”, concluiu.

Estiveram presentes também, os oito vereadores do grupo, a primeira dama e secretária de Esportes, Lazer e Turismo, Patrícia Linhares, e diversas lideranças políticas da região e da coordenação do candidato Lobão Filho.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Mulher é brutalmente assassinada a facadas em Bacabeira



Populares do povoado Rancho Papouco, em Bacabeira, encontraram na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Maria da Conceição Bandeira de Melo, de aproximadamente 47 anos, com várias facadas, ao lado de sua residência.

Segundo informações, o crime pode ter sido praticado por vingança e pode ter acontecido na madrugada de ontem para hoje. O corpo da vítima só foi encontrado às 6h de hoje.

Segundo a polícia, a mulher ainda tentou se livrar lutando contra o assassino, antes de ser atingida por vários golpes de faca.

A polícia está trabalhando no caso e busca informações de testemunhas para prender o autor deste crime bárbara.



Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Imagem do dia:






Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Moradores fazem manisfesto e bloqueiam estrada das pedreiras em Periz de Baixo



Os moradores do bairro Periz de Baixo, em Bacabeira, estão, nesse momento, fazendo manifestação e bloquearam a estrada das pedreiras, onde, na última sexta-feira (26), um homem identificado apenas como “Jacaré” foi morto atropelado por uma das caçambas que transitam na estrada vicinal.

Segundo informações, o homem teve as pernas esmagadas pela caçamba, foi socorrido para São Luis, mas, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

A estrada liga o bairro às empresas de mineração de pedras (Pedreiras), e sempre foi motivo de reclamação por parte dos moradores que convivem com a constante poeira e os riscos de acidentes.

Ninguém entra e ninguém sai das empresas, pois a via é o único acesso às pedreiras.

Barricadas de materiais e queimadas de pneus foram utilizados para bloquear a estrada.

Mais informações a qualquer momento


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Flávio Dino pede voto para Calvet Filho




O candidato a governador, Flávio Dino (PcdoB), gravou vídeo pedindo voto ao candidato a deputado estadual pelo PPS, Calvet Filho, durante visita ao município de Arari, no último sábado (27).

Flávio, Calvet Filho e Márcio Jardim (PT), percorreram as principais ruas e avenidas da capital estadual da melância, na região do Mearim.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

DataM: Flávio Dino sobe para 60% e abre 40 pontos sobre Edinho Lobão



Em votos válidos – que excluem brancos e nulos e são os considerados o resultado final –, Flávio Dino tem 72,2%, garantindo a vitória no 1º turno

A nova pesquisa DataM, publicada neste domingo (27) pelo jornal Atos e Fatos, mostra que o candidato Flávio Dino ampliou a vantagem sobre o segundo colocado e agora está 40 pontos na frente. Falta apenas uma semana para o dia da eleição, e o resultado daria hoje a vitória a Flávio Dino no primeiro turno.
De acordo com o levantamento, Flávio Dino subiu de 56,3% para 59,9%. O segundo colocado, Edinho Lobão, caiu de 27,5% para 19,9%.
Antonio Pedrosa (PSOL) tem 0,7%; Josivaldo (PCB) e Zeluis Lago (PPL) têm 0,6% cada; e Saulo Arcangeli (PSTU) tem 0,5%. Brancos e nulos somam 7,2%; e 10,7% não sabem ou não responderam.
Em votos válidos – que excluem brancos e nulos e são os considerados o resultado final –, Flávio Dino tem 72,2%.
A pesquisa DataM foi feita entre os dias 23 e 27 de setembro por encomenda do jornal Atos&Fatos e ouviu 1.500 eleitores em 50 municípios maranhenses. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 0057/2014.
Vídeo falso
A ampliação da vantagem de Flávio Dino é verificada após a divulgação pela TV Difusora – pertencente a Edinho Lobão – e por órgãos da família Sarney de um vídeo em que um presidiário faz falsas acusações contra o líder nas pesquisas.
O vídeo foi gravado dentro da penitenciária de Pedrinhas, e o próprio presidiário confessou que recebeu promessa de dinheiro e regalias para dizer que Flávio Dino era ligado a uma quadrilha de assalto a bancos.
A farsa teve repercussão nacional, sendo veemente condenado por instituições e, como mostra a pesquisa DataM, pelos eleitores maranhenses.
Pesquisa Exata
Na sexta-feira, o instituto Exata também divulgou pesquisa mostrando vitória de Flávio Dino no primeiro turno. De acordo com o levantamento, Flávio tem 68,2% dos votos válidos. A pesquisa foi encomendada pela TV Guará e pela Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e está registrada no TRE sob protocolo número MA-00054/2014. A sondagem ouviu 1.400 eleitores em diversos municípios maranhenses, com a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Atenção, PRF! Placas de Edinho Lobão e aliados tapam a visão em cruzamento de Bacabeira




Placas publicitária da campanha política dos candidatos Edinho Lobão (PMDB), Sarney Filho (PV), Graça Paz (PSL) e Adriano Sarney (PV) estão tapando a visão de condutores de veículos na hora de fazer o cruzamento entre as BRs 135 e 402, em Bacabeira.

O cruzamento liga as cidades do maranhão a região do Munim e Lençóis maranhenses, na altura do km 50, no centro da cidade de Bacabeira.

Atualmente o cruzamento é conhecido por ter o trânsito bastante carregado, principalmente no início da manhã e final da tarde de todos os dias. No local já houveram diversos acidentes por falta, justamente, de sinalização e as vezes por dificuldade de visualização na hora de realizar manobras de mudança de BR.

A imagem tirada na manhã deste domingo (28) flagra um veículo tentando realizar a rotarória, saíndo da BR 402 e pegando a BR 135, sentido a cidade de Santa Rita. No entanto, teve a visão obstruída por causa das placas dos candidatos.


Para ter a visão exata e ‘segura’ para fazer o cruzamento é necessário se arriscar e ficar bem próximo à faixa de rolamento da outra rodovia de trânsito mais rápido, no caso a 135.

É comum ver, principalmente no estado, propagandas de candidatos em locais impróprios. Neste caso, não só é impróprio, mas prejudicial à segurança de pessoas e veículos.

Não é mesmo, Polícia Rodoviária Federal?

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

sábado, 27 de setembro de 2014

Roberto Rocha abre 7 pontos de vantagem sobre Gastão Vieira



A oito dias da eleição, Roberto Rocha aparece com 36% e amplia corrida pelo Senado. De acordo com pesquisa Exata/TV Guará/Fiema, divulgada nesta sexta-feira, 26, o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, aumentou vantagem sobre o segundo colocado.

Apoiado por Flávio Dino, Rocha aparece a frente com 36%, sete pontos a mais em relação ao segundo colocado, Gastão Vieira (PMDB), com 29%, da coligação “Pra frente, Maranhão”, apoiado pelo postulante ao Governo, Edinho Lobão.

O candidato do PSTU, Marcos Silva, está na terceira posição com 4%, seguido de Haroldo Saboia (PSOL) com 3%, Gersão(PPL) com 1% e Evan de Andrade (PCB) não pontuou. Votos brancos e nulos somaram 12%. Não souberam ou não responderam 15%.

O questionário da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema está registrado sob protocolo MA-0054/2014 e ouviu 1.400 mil pessoas em 45 municípios maranhenses entre os dias 22 e 25 de setembro.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206