terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Promessas de Venâncio não saem do papel;veja!

Balanço mostra que principais metas do governo Venancinho ainda não saíram do papel

Venancinho (DEM)
BACABEIRA-MA: O prefeito José Venâncio, o Venancinho (DEM) chega ao último ano de seu governo, e algumas de suas promessas de campanha ainda não saíram do papel, segundo relatório feito nesta terça-feira (31) pela FOLHA MARANHÃO.

Embora boa parte das metas possa ser cumprida até dezembro de 2012, algumas não têm projeto, fonte de recursos nem local. Com isso, fica a impressão de que os auxiliares e assessores estão trabalhando em ritmo lento ao cumprimento das promessas de campanha estabelecidas no plano de metas do então candidato a prefeito nas eleições 2008.


É o caso, por exemplo, dos investimentos em saúde, que estavam previstos a construção de um moderno hospital, mas até agora nada foi definido. Em 17 anos de emancipação, Bacabeira ainda continua com o mesmo Posto de Saúde funcionando sem as mesmas especialidades existentes nas grandes casas de Saúde.


A FOLHA MARANHÃO pediu à Secretaria Municipal de Saúde para comentar o assunto, mas não havia sido atendida até por volta das 12h de ontem. No entanto, com o objetivo de tentar passar a falsa impressão que está ‘trabalhando' no setor, o prefeito constrói mais postos nos povoados e acha que vai conseguir curar o ‘câncer' que é a saúde na cidade. Como não consegue resolver a questão, enquanto isso, as ambulâncias com pacientes do município continuam as procissões em busca de atendimento na capital.

O levantamento constatou ainda, que entre as metas cuja execução própria a prefeitura considera "não iniciada", está à construção de uma Moderna Praça de Eventos que seria instalada no polêmico ‘terreno da discórdia', localizado enfrente à Igreja Católica Imaculada Conceição.

Entre o que Venancinho prometeu e nem começou a fazer, estão, entre outras coisas, acabar com o fim do ‘lata d'água na cabeça' que ainda consome famílias de alguns povoados; e melhorar a qualidade do ensino, que quando ainda era candidato, disse que seria uma prioridade. O prefeito até que tem construído muitas escolas, mas na questão de qualidade de ensino, o município só vem levando ‘bombas' em suas notas.

METAS QUE BENEFICIARAM OS EMPRESÁRIOS
A única meta atingida, que não estava no plano de governo do democrata, mas acabou acontecendo, foi à implantação da linha Bacabeira/Rosário que beneficiou apenas o empresário da Cisne Branco e prejudicou os pobres taxistas do lugar; e a renovação da merenda escolar com o velho jogo de carta marcada, que beneficiou também empresários que supostamente teriam feito doações de recursos para financiar a campanha eleitoral do então candidato DEM. A tal meta atingida no inicio deste ano, foi como, digamos, uma gratidão do prefeito Venancinho pelo ‘apoio' que recebeu durante a campanha.

CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIO NÃO TEM FIM
Em 2008, Venancinho prometeu entregar um grande estádio de futebol. A Praça esportiva está em construção em Bacabeira desde 2006. A obra, cujo valor total é de R$ 586 mil, faz parte do Projeto Esporte e Lazer na Cidade, do Ministério dos Esportes, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Até hoje a obra não tem previsão de inauguração. A construção teve data para começar, mas não tem prazo para terminar.

Assim como das outras vezes, entramos em contato com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, para falar sobre o assunto, mas como sempre, ninguém sabe dar uma explicação de nada. Foi preciso muita pesquisa para descobrir que o estádio de ‘construção infinita', ocupará uma área de 110 x 90 m, em terreno doado pela Prefeitura. Terá arquibancada com capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas, banheiros, vestiários, entre outros compartimentos como bilheteria e área administrativa, além de gramado e iluminação especial.

A reportagem fez um resumo das principais promessas de campanha que ainda não saíram do papel. No decorrer da semana vamos relembrar às do primeiro mandato que foi de 2005 a 2008.

SAÚDE
O programa de campanha do DEM apontava um plano de construção de um hospital no município, funcionando 24h por dia, com o objetivo de acabar com a procissão de ambulâncias na BR-135. ATÉ AGORA NÃO CUMPRIU.


MORADIA
Venancinho, em campanha, prometia acabar com as moradias precárias, por meio do programa de casas populares do governo federal. Entregou apenas 30 casas na Sede e só. O RESTANTE NÃO CUMPRIU.


EDUCAÇÃO
A meta, proposta em campanha, era dar fardamento e livros para estudantes da rede municipal. Além disso, afirmou que iria construir creches nos principais povoados. Cumpriu apenas a primeira parte do fardamento escolar gratuito aos alunos da rede pública. O restante da promessa vai deixar para o sucessor cumprir.
EMPREGO E RENDA
Para gerar mais empregos, Venancinho prometeu em campanha, criar mecanismos profissionalizantes para os jovens. As carretas com cursos estão nos bairros, porém, quando o jovem tem a oportunidade de garantir a estabilidade profissional, o prefeito ‘exclui' do concurso público da Prefeitura, o cargo de professor de nível médio (magistério), ou seja, discurso e prática não são o forte do Democrata.

ESPORTE
Para fortalecer e incentivar a prática esportiva, Venancinho prometeu a construção do primeiro estádio do município. As obras começaram, depois pararam, voltaram novamente, pararam, e devem ficar assim por um bom tempo.

INFRAESTRUTURA
Prometeu asfaltar ruas e avenidas. Começou a colocar a promessa em prática, no entanto, é preciso saber se as obras são realmente seguras, ou se não vão desaparecer com as chuvas de abril (que são as mais fortes). A ‘rádio peão' diz que o asfalto que vem sendo aplicado em algumas vias se parece com ‘sonrisal', daqueles que não pode ver água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe