sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Segundo O folha, Roseana vai unificar seu grupo em Bacabeira. Será?


Governadora Roseana Sarney
Uma candidatura a prefeito de Bacabeira é construída com base em alianças que ao longo dos anos criaram verdadeiros camaleões na política local. Por conveniência ou vale-tudo para chegar ao poder, pré-candidatos a prefeito no pleito deste ano carregam um histórico de apoios de dar nó na cabeça do eleitor bacabeirense. Hoje aliados entre si, em algum momento de suas histórias políticas Ubirajara Torres, o Bira (PDT), Martinho Ducarmo (PR) e Reinaldo Calvet (PSC) já foram adversários e também aliados em disputas eleitorais passadas.


Nas costuras políticas orquestradas nos bastidores, os caciques políticos dão de costa para ideologia partidária e privilegiam a liderança e imagem pessoal para vencer a qualquer custo a disputa nas urnas. Na última década, dos principais fatos e acordos fechados entre candidatos revela a existência de uma espécie de camaleão - aquele réptil que muda de cor conforme o ambiente - que está longe de ser extinto. Enquanto as articulações políticas para a disputa municipal já estão em curso, antigos aliados, hoje adversários, podem voltar a ser aliados no dia de amanhã.
Por tanto, senhores, se depois de amanhã, Roseana e Lobão determinarem que o candidato a prefeito apoiado pelo Governo do Estado em Bacabeira deve ser um adversário do prefeito Venancinho (DEM), não se assustem. Faz parte do jogo político.
Essa semana, por exemplo, o secretário Estadual de Infraestrutura Max Barros que, trocou o DEM pelo PMDB, com o objetivo de ser candidato a prefeito em São Luís, foi obrigado a retirar sua pré-candidatura para apoiar uma eventual pretensão do vice-governador Washington Luis (PT) em disputar a prefeitura da capital.
Um detalhe chamou a atenção nessa articulação: a decisão de rifar o desejo de Max Barros partiu do núcleo duro da oligarquia. Foi seguindo a orientação de José Sarney, Roseana e Edison Lobão, segundo revelou o jornal Folha de São Paulo, na edição de ontem, que o PMDB abriu mão de indicar a cabeça da chapa em favor do vice-governador petista, Washington Luís.
Em outras palavras: a decisão do candidato a prefeito em Bacabeira que vai suceder Venancinho pode ser decidida seguindo a orientação do orientação de José Sarney, Roseana, e principalmente Edison Lobão, um dos principais articuladores para implantação da Refinaria Premium I.

www.folhamaranhao.com/cidades/bacabeira/roseana-pode-unir-adversarios-em-bacabeira-4260.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe