quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Só o Exército dará jeito: Bacabeira receberá sistema educacional do Exército

Do Blog do Neto Ferreira


 A prefeitura municipal de Bacabeira assinou, no último dia 30, convênio com a Fundação Trompowsky, fundação educacional do Exército Brasileiro, para a execução da construção de oito unidades educacionais no município, capacitação dos professores da rede pública e reforço escolar. Os recursos para a execução dos projetos são da Petrobrás, com a qual a prefeitura já havia assinado convênio para esta finalidade.

As unidades educacionais são cinco escolas e três creches. As escolas serão construídas na sede do município, e nos povoados de São Pedro, Periz de Baixo e Gameleira. Uma das escolas é um Centro de Capacitação, projeto que ocupará 4.190 m², com 16 salas de aula, sendo seis delas laboratórios. Além das salas de aula, salas administrativas e sanitários, o Centro possui ainda copa, refeitório e auditório para 150 pessoas. As outras escolas terão mais de 1.300 m² de área construída e cada uma delas contará ainda com sua própria quadra poliesportiva coberta.

As três creches serão implantadas na sede do município e nos povoados de Periz de Cima e Periz de Baixo. Cada uma ocupará 260m² de área construída contendo berçário, maternal, sala de atividades, salas administrativas, cozinha e sanitários.

A capacitação do corpo docente da rede pública será feita através do projeto de Primeira Formação Continuada de Professores da Rede Pública Municipal de Ensino do município, certificada pela Universidade Católica de Petrópolis e aplicada pelos quadros da Fundação Trompowsky.

Dentre os objetivos do projeto, destacam-se a efetuação do diagnóstico da realidade educacional do município, a capacitação dos professores da rede em letramento, a realização de reforço escolar para os alunos de toda a rede e a especialização dos professores através de curso de pós-graduação em atualização pedagógica.

Quanto ao projeto de reforço escolar, ele vai aplicar um programa a todos os alunos com defasagem idade/série na rede municipal, visando recuperá-los, bem como minimizar o analfabetismo funcional. A abrangência, portanto, são os alunos do 1º ao 9º anos do ensino regular, do 1º ao 9º ano e os alunos do ensino médio do EJA, mesmo estes últimos não sendo responsabilidade do município. As aulas de reforço ocorrerão em turno extra porque a rede não possui salas ociosas durante o dia.

A plataforma utilizada para a implantação do sistema educacional será o EB Aula, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Exército Brasileiro. Segundo o diretor administrativo da Fundação Trompowsky e diretor do projeto, coronel Antônio Carlos Guelfi, Bacabeira é o primeiro município brasileiro a receber esse modelo educacional já aplicado nas unidades de educação do Exército. “Estamos entregando algo que não tem no país”, enfatiza o coronel.

Para viabilizar o curso, foi feita ainda uma parceria com a Embratel, que fornecerá a banda larga via satélite com uma antena em cada escola, uma vez que, apesar de Bacabeira limitar-se ao Norte com o município de São Luís, as operadoras não fornecem infra-estrutura de banda adequada para a execução do curso de especialização em ambiente virtual. Além da educação à distância, a metodologia da especialização contempla ainda o ensino presencial e a teoria e prática pedagógica.

O vice-presidente da Fundação Trompowsky, general Sérgio Tavares Carneiro, prevê que as ações implantadas agora para a educação e Bacabeira serão sentidas positivamente em todos os níveis de atividade no município. “Esses projetos são um divisor de águas. A visão estratégica do prefeito Venâncio planta uma semente que vai germinar frutos de previsão incomensurável. Frutos de altíssimo valor para a comunidade que em médio prazo serão perceptíveis em todos os setores de atividade”.

Contemplando a série de ações conjuntas levadas a cabo em prol da educação em Bacabeira, o prefeito municipal José Venâncio Correa Filho (DEM) observa que todas as providências estão sendo tomadas para possibilitar uma ampla cobertura de serviços educacionais no município, sendo este último evento um ponto chave para a transição do município a um novo nível educacional. “A união do Exército com a prefeitura e as instituições é um passo fundamental para a melhoria do ensino, não apenas na infra-estrutura, mas para a capacitação do profissional e do aluno. Tenho consciência de que hoje nós demos um passo importantíssimo para essa nova etapa”, avalia Venâncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe