sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bacabeira é a 1ª prefeitura do Maranhão a assinar protocolo de cooperação técnica com a ONU


A Prefeitura de Bacabeira assinou o Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica Internacional entre a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito municipal, José Venâncio Correa Filho e a ONU habitat, agência responsável pelo Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas através de seu oficial sênior de assentamentos humanos, o dinamarquês Erik Vittrup Christensen.

Bacabeira é o primeiro município do Estado do Maranhão a assinar esse tipo de documento, dada a qualidade da gestão e a importância dos eventos estruturantes em curso no município. Através da assinatura do protocolo a Prefeitura Municipal de Bacabeira obterá todo o respaldo necessário da ONU habitat para, entre outras questões correlatas, gerenciar de forma positiva o impacto das obras e operações da Refinaria Premium I, da Petrobrás alterando,de forma inevitável, toda a "configuração econômica, social e ambiental do município"


O representante dinamarquês da ONU na assinatura do protocolo, o Oficial Sênior de Assentamentos Humanos, Erik Vittrup Christensen,entende que a viabilidade dos termos do documento e o consequente interesse da organização se porque a atual gestão municipal de Bacabeira garante a coexistência de um grande empreendimento sem "catástrofes" socioeconômicas e ambientais para a sociedade.


"Casos em que ocorrem essas catástrofes da instalação de grandes empreendimentos industriais, envolvem, tipicamente, prefeituras corruptas ou incapazes. Mas aqui não é o caso. Inclusive já ganhou o primeiro prêmio de transparência e gestão fiscal. Não tenho a menor dúvida que isso nãovai acontecer aqui", ressalta Erik.


"A razão pela qual a ONU está assinando este acordo com o município é porque aqui encontrou uma capacidade de criatividade e inovação para enfrentar os desafios pelo bem do cidadão. Então, primeiro de tudo, o fundamento já existe aqui. A ONU acredita que Bacabeira é um município de futuro, com uma gestão exemplar que é modelo para outros. E se podemos acompanhar e ajudar a trazer experiências e expertise internacionais para dar legitimidade a esse processo, vamos trazer", declarou ainda o oficial Erik Christensen.


Para o prefeito municipal, José Venâncio Corrêa Filho, a consolidação dessa agenda permitirá ao município uma cooperação técnica interinstitucional de classe mundial, através do monitoramento e alinhamento das atividades produtivas locais com os objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas.


"A parceria com a ONU é uma cooperação técnica que nos trará a melhoria em conformidade com os indicadores do milênio. “Envolve o monitoramento desses indicadores, das condições ambientais, de habitação, abastecimento de água, zoneamento urbano passando pela educação e saúde, que também são básicas”, explica o prefeito.


"Bacabeira passa por um processo de transformação gigantesco. É preciso que nós estejamos preparados trazendo para nosso lado pessoas e instituições com conhecimentos e expertise suficiente para nos ajudam esse processo. O termo de compromisso que assinamos no trará esses benefícios. “A ONU habitat passa a ser
nossa colaboradora e participante das discussões em torno do desenvolvimento de Bacabeira e do desenvolvimento regional”,  pontuou Venâncio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe