segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Maranhão registrou 6 mil casos de AIDS em quase 30 anos



Chefe do Departamento de DST/AIDS da SES explica como é feito atendimento e como se prevenir.
Imirante.com
SÃO LUÍS –  Em todo o mundo, mais de 20 milhões de pessoas já morreram em função da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids,na sigla em inglês) e uma estimativa sinaliza que haja, atualmente, pelo menos, 40 milhões de infectados no mundo. No Maranhão, de acordo com o Departamento de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Estado (SES), entre 1985 e 2012, foram notificados 6.505 casos de Aids, sendo 36% na população feminina e 64% na população masculina. Segundo a chefe do Departamento de DST/Aids da SES, Osvaldina Mota, a doença, ainda, não foi estabilizada no Estado. "No Maranhão, nós não podemos dizer que temos uma doença estabilizada. No ano passado, foi o período em que nós tivemos a maior notificação de casos, o que não significa que tiveram mais casos, e, sim, que foram notificados mais casos", afirmou à reportagem doImirante nesta segunda-feira (28). São Luís, ainda, é a cidade que concentra o maior número de jovens contaminados.
Para o atendimento especializado, os portadores contam com os Serviços de Assistência Especializados em DST, HIV e Aids (SAE), presentes em 14 municípios. "Hoje, nós temos 16 SAEs no Estado que atendem, com o auxílio de profissionais, os portadores da síndrome. Nesses serviços, os pacientes recebem todos os medicamentos e todo o acompanhamento necessário", explica. No local, também, é possível o teste rápido e gratuito. Profissionais de outros 185 municípios já foram treinados para a realização do teste rápido.
Campanha
Com a chegada do Carnaval, o departamento realiza campanha em que distribuirá três milhões de preservativos, destinados a municípios, blocos, agremiações e grupos carnavalescos. A camisinha, diz a chefe do setor, continua sendo o método mais eficaz de prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
"Nos outros anos, nós trabalhávamos com faixas etárias específicas, adolescentes, jovens, etc. A população, de uma forma geral, acabou ficando esquecida. Alguns estudos mostram que as pessoas continuam mantendo relações sexuais casuais. Os jovens são, ainda, os que usam mais o preservativo, mas, mesmo assim, esses jovens já estão esquecendo. Chegou a hora de a gente lembrar sobre o uso do preservativo, porque é o meio mais eficaz, é uma barreira de proteção, desde que seja colocada de forma correta Então, em função disso, a campanha, neste ano, vai ser pautada no uso do preservativo", completa.
Osvaldina Mota alerta que as secretarias municipais de saúde já podem buscar, no almoxarifado central do departamento, suas cotas de preservativos. Também estão disponíveisfolders e cartazes. Todo o material é distribuído gratuitamente. Ela alerta, ainda, sobre a necessidade do acesso facilitado aos preservativos, sem necessidade de assinatura de documentos ou listas, por exemplo.
Informações
Outras informações sobre a síndrome, prevenção e tratamento podem ser obtidas pelo telefone(98) 3236-9261, pelo e-mail aids@saude.ma.gov.br, ou, ainda, na página eletrônica Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe