quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Um exemplo para todos: Prefeito investirá dinheiro do Carnaval na Saúde

Prefeito Holanda Júnior

O blog apoia de forma incondicional a decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) de restringir os investimentos municipais no Carnaval de São Luís.
O blog sempre criticou a relação promíscua do poder público com manifestações culturais e folclóricas.
Nem a Prefeitura, e muito menos o Governo do Estado, devem pagar cachê a grupos carnavalescos, juninos, ou qualquer que seja a manifestação cultural. Foi esta relação que criou o vício e a promiscuidade que faliu a essência do carnaval e do São João maranhenses.
A postura do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Chico Gonçalves, deve ser vista como a quebra de um círculo vicioso estabelecido há alguns anos.
Desde que o poder público resolveu pagar grupos que se apresentam nas ruas, o Carnaval virou um comércio tocado por interesses escusos, que descaracterizou o aspecto comunitário das associações que se apresentavam em décadas passadas.
O dinheiro do governo e da prefeitura atiçou a ganância de espertalhões e a festa passou a ser manipulada por interesses políticos. Hoje, deputados e vereadores manipulam verbas públicas ao bel prazer e direcionados apenas por interesses políticos.

Apenas os grupos que tinham boa relação com o poder passaram a ser beneficiados com verbas públicas milionárias, em detrimento de grupos até centenários.
Em alguns casos, bastava ser amigo de secretário, de deputado ou de vereador para se inventar uma apresentação e ser agraciado com dinheiro público.
Escolas de Samba, Grupos de Bumba Meu Boi, grupos de dança, cantores, performers e qualquer outra manifestação cultural devem sobreviver da sua própria expertise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe