quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alan participa do debate “Saúde com os Municípios” promovido pela SES.




O prefeito Alan Linhares (PTB), participou do processo de definição da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) do Maranhão, que foi apresentado pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad (PMDB), estendido a prefeitos e secretários municipais de saúde de todo estado.
A PGASS substitui a Programação Pactuada Integrada (PPI) de 2004 e define uma nova repactuação de recursos, serviços e ações de saúde que serão desenvolvidos com qualidade em cada uma das 19 regiões do Maranhão. Participaram do seminário também os deputados estaduais Antônio Pereira (DEM) e Dr. Pádua (PSD), a promotora da Saúde Glória Mafra, além de técnicos e assessores da SES.
Ricardo Murad afirmou que este é um novo momento da saúde pública, iniciado desde o ano passado com a criação do perfil mínimo que cada município precisa oferecer à sua população, e que agora tem continuidade, após o processo eleitoral e escolha dos novos gestores municipais. “Vamos fazer uma repactuação completa dos recursos e dos serviços ofertados para que tenhamos uma nova saúde pública no estado. Esperamos que, até no máximo 90 dias, possamos concluir esta macro alocação de recursos e tenhamos uma rede de saúde integrada e hierarquizada para melhor atender a população maranhense”, declarou o secretário estadual.
O PGASS é um dos instrumentos de planejamento da saúde, consistindo em um processo de negociação e pactuação entre os gestores em que são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos, no âmbito regional. O projeto está dividido em seis etapas. A primeira consistiu na realização de oficinas de trabalho para construção da nova PGASS (antiga PPI). Esta segunda fase, objetivo do encontro é a pactuação dos serviços e da macro alocação dos recursos SUS da Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe