terça-feira, 12 de março de 2013

ROSÁRIO: “Premium I é um elefante branco”, diz vereadores.




A paralisação da refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira e Rosário, ainda rende nos principais meios de comunicação do estado, do Brasil e principalmente, da região.
Na sessão de ontem (11) na câmara de vereadores de Rosário, a refinaria também foi assunto entre a maioria dos vereadores daquele poder, que expressaram sua indignação em relação à paralisação da Premium I da Petrobrás. Para os vereadores isso não passa de mais um elefante branco, promovido pelo governo estadual, sob o comando da oligarquia Sarney que oprime o povo maranhense há mais de 50 anos.
O vereador Magno Nazar (PRP) lamentou a paralisação da refinaria, e dia que o povo fica desamparado, sem respostas e a mercê da criminalidade que impera na região, deixado pela divulgação eleitoreira do governo estadual sobre a refinaria. O parlamentar ainda interrogou dizendo: “Será que Rosário não terá sorte com esse governo? Fizeram uma fábrica de fachada que foi um caos; Tem gente devendo o que não deve no banco do nordeste; Vem a refinaria Premium, se faz a maior média que se pode imaginar, e deixa o desastre na cidade. Eu não quero imaginar, senhores! Eu não quero imaginar”! Exclamou Magno!
O líder do governo rosariense na câmara, vereador Pedrosa Necó (PSB), também ressaltou a degradação ambiental causada pela construção da refinaria, que trouxe grandes prejuízos ao povo da região, causando incalculável desequilíbrio ambiental. Necó lembrou, ainda, que já havia antecipado a paralisação da Premium I, no ano de 2011, em discurso na tribuna da câmara naquele ano. O líder do governo lamenta a falta de respeito do governo pelos rosarienses, e ainda classificou a obra de engodo. Porém, espera que a obra ainda aconteça, mas ressalta que é preciso o parlamento local fazer pressão ao governo para garantir a conclusão da obra.
O também vereador Luis Carlos, o Kiko (PP) defendeu uma proposta idealizada por ele e o presidente da câmara, vereador Léo Cavalcante (PTB), em buscar união dos parlamentos das cidades da região, a visitarem em Brasília o ministro de minas e energia, Edson Lobão (PMDB), em busca de respostas concretas sobre o futuro da refinaria no Maranhão. Para ele, a melhor maneira de saber a realidade e acabar com as dúvidas existentes.
O vereador Francimar, o Preto (PP), lembrou que não são apenas dois elefantes brancos, mas três. Francimar relembrou da OAS, empresa baiana instalada na região, também através do governo para fazer a transposição do rio itapecuru, que também foi fechada. Preto disse, que quando os vereadores visitaram o senador José Sarney (PMDB-AP), em São Luis, ele (Sarney) já sabia que a obra iria parar. “depois não venham pra cá pedir votos para o candidato do governo. Roseana tem um grande debito com o povo de Rosário. Tá na hora de dar um basta nisso”! Disse.
Vereador Agenor Brandão (PV) acrescentando o discurso dos demais vereadores, disse que o canteiro industrial entre Rosário e Bacabeira não tem sorte. Além dos três elefantes brancos já citados anteriormente pelos parlamentares que o antecedeu, existe mais um que esqueceram de relatar. Além da OAS, Rosa Coop e refinaria, tem também, a fabrica de babaçu dos alemães, que levou do município de Rosário R$ 18 milhões. Brandão lembrou ainda, da retirada dos moradores da comunidade salva-terra, uma comunidade antiga na cidade, onde os mesmos não têm mais terras para produzirem suas lavouras. O vereador acrescentou ainda, que na cidade só restaram as mazelas, a prostituição, a violência e a falta de respeito para com o povo.
Logo no início de seu pronunciamento, o vereador Jardson Frazão (PP), classificou de cara a construção da Premium I de engodo, que significa (engano, lábia, interesse, encanto...). Jardson disse está profundamente preocupado com o futuro do empreendimento, mas que ainda lhe resta um pouco de esperança na sua conclusão e funcionamento. Ele disse ainda que a cidade de Rosário nos últimos dias tem virado página de notícias em jornais impressos, telejornais e blogs de rede estadual e nacional, e isso tem afetado de certa forma, à todos. O vereador popular progressista apoia a iniciativa dos vereadores de irem até Brasília cobrar respostas do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão para que eles possam repassar a informação aos habitantes rosarienses, e assim os deixarem a par do assunto. Jardson, assim como muitos políticos do estado, acredita que caso a refinaria realmente siga com sua obra, o prazo mínimo para sua entrega é de 10 anos, menos do que isso não tem a menor condição de conclusão.
Existem duas refinarias em andamento no Brasil, a de Pernambuco e a do Rio de Janeiro, e ambas iniciaram suas obras muitos anos antes do que a Premium I, no Maranhão. Portanto, o prazo mínimo, segundo o vereador é de 10 anos.
O presidente da casa, vereador Léo Cavalcante (PTB), garantiu aos nobres edis, que fará o possível para contactar outras câmara da região para marcarem o encontro com o ministro Lobão em Brasília, em busca de respostas e resoluções contundentes que ajudem na continuidade da obra.
A sessão de ontem em Rosário, provavelmente virará notícia no jornal pequeno de São Luis, pois jornalista Osvaldo Viviany, que trabalha no jornal acompanhou toda a sessão e os discursos dos parlamentares rosarienses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe