segunda-feira, 11 de março de 2013

Vereador acusa Roseana de ter promovido ‘estelionato eleitoral’

Jornal Pequeno


O vereador Martinho José Silva Ferreira (PR) formulou expediente, na Câmara Municipal de Bacabeira, cobrando explicações do governo federal sobre a paralisação das obras da refinaria Premium, da Petrobras, no Maranhão. O vereador acusa a governadora Roseana Sarney (PMDB) de ter praticado um “estelionato eleitoral” ao usar o empreendimento visando obter votos do eleitorado maranhense, nas eleições de 2010.
Durante discurso na tribuna da Câmara, o vereador já chegou a afirmar que desconfiou do megaempreendimento porque, segundo ele, o governo do Maranhão não fez no município de Bacabeira nenhum investimento em infraestrutura em função da prometida refinaria que, para ele, não passou de “ficção”.
“Tentando garimpar votos, a governadora Roseana, então candidata à reeleição, trouxe o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, e juntos lançaram a pedra fundamental da refinaria. No golpe do qual fomos vítimas, parecia até que já tinha navio no porto do Itaqui para transportar petróleo de Bacabeira. Ela [Roseana] fez gravações no local, promessas na campanha eleitoral, quando, na verdade, tudo não passava de armação com o objetivo de a peemedebista ganhar a eleição”, declarou Martinho.
O vereador bacabeirense lembrou que a promessa da refinaria no município maranhense levou o governo atual e o anterior a fazerem altos investimentos na região, provocando prejuízos incalculáveis, danos ao meio ambiente e demissão de centenas de pais de famílias.
“Ainda no governo Jackson Lago já havia a concessão de incentivos. Depois, já no governo Roseana, o estado desapropriou o terreno onde seria construído o empreendimento, e por conta disso, uma grande indústria de telhas, instalada há mais de 30 anos em Bacabeira, foi desapropriada a preço de banana. Na época, por conta do fechamento da indústria, mais de 300 pessoas ficaram desempregadas, e ficaram a ver navio. Ou melhor, a não ver nenhum navio”, desabafou.
A refinaria deveria gerar investimentos de R$ 40 bilhões, e as obras começaram em maio de 2012. O vereador Martinho (PR) lamentou a perda do que seria “uma redenção para a economia”, e solicitou que a Procuradoria Geral do Maranhão se manifeste, pois ele lembrou que não é a primeira vez que o povo da região tem seus sonhos frustrados por ‘falsas propagandas’ eleitorais.
“Pelo menos por enquanto não há interesse da Petrobras em bancar a construção desta refinaria. Mas durante a campanha eleitoral este empreendimento foi divulgado como iniciativa concreta nos meios de comunicação. Por isso, a gente pode dizer que o empreendimento não passou de um estelionato eleitoral. Estamos há anos sendo enganados”, criticou Martinho, lembrando de outro fracassado projeto de Roseana na região: a fábrica de Rosário. “Assim como a refinaria, a fábrica também foi um engodo”, completou.
Para o vereador Martinho José é difícil, para a população da região e do Maranhão, “conviver com tanta mentira”. “Eu não quero aqui que pensem que estou fazendo discurso político, até porque a situação em que estamos vivendo é desoladora, o meu pronunciamento na verdade, é um desabafo de quem não aguenta mais viver com tantas promessas e mentiras”, ressaltou.
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe