terça-feira, 9 de abril de 2013

“Acorda, Secretária”! Vereadores criam ‘rit’ em Rosário.



Mais uma vez a saúde, ou a falta dela, voltou a ser o assunto mais importante na câmara municipal de Rosário. Na sessão de ontem, 08, os vereadores voltaram a cobrar empenho da prefeita Irlahi Linhares (PMDB), na situação calamitosa em que se encontra a saúde na cidade.

O vereador Magno Nazar (PRP) no calor de seu discurso sugeriu à secretária de Saúde, Mauricélia que entregasse sua carta de demissão à prefeita da cidade por que, segundo ele, não estaria dando conta do recado. Ele ainda ironizou, dizendo, que o governo está fazendo “mágica” por que diz pagar dois médicos por dia para atender na unidade mista da cidade, o SESP, mas na verdade, só existe um de plantão. “Não estou criando factoides. Só quero seriedade com a saúde, e que o dinheiro seja devidamente empregado para atender a população”. Disse.

O parlamentar Jardson Frazão (PP), sugeriu uma “saída” para o caos instalado na saúde pública do município. Sugeriu que o SESP feche as portas até ser devidamente enquadrado nos moldes da higiene, para que a clínica Nossa Senhora do Rosário, de propriedade de Irlahi, a prefeita, atenda toda a demanda da cidade, até que os problemas com a unidade mista sejam resolvidos. Jardson justificou a proposta, embasado na insegurança higiênica no SESP, que não tem condições mínimas para atender ninguém.

O presidente da casa, vereador Léo Cavalcante (PTB) externou lamentação sobre o que presenciou, quando esteve no hospital, na semana passada junto com outros vereadores. Este blog já havia publicado matéria mostrando a infeliz realidade da Unidade Mista, onde acabou virando notícia em todo o território maranhense, com as reproduções de outros blogs de acessibilidade a nível estadual.

Léo Cavalcante, assim como Magno Nazar, também sugeriu a saída da secretária, justificando que ela não tem competência suficiente para desempenhar um trabalho, a fim de tirar a saúde de Rosário da “lama”. Ele disse ainda, que diante de tudo o que havia visto no SESP, algo lhe causou tremenda tristeza: Ver que a dispensa de alimentos estava vazia. Porém, propôs imediatamente fazer doações de cestas básicas, para aliviar a crise no hospital, mas foram dispensadas pelo diretor do SESP, Chico da Clínica.

O vereador Francimar Oliveira, o Preto (PP), comentou um episódio recentemente ocorrido na cidade, sobre o óbito de uma adolescente, que teria morrido de calazar, uma doença infecciosa causada pela picada da fêmea do mosquito Flebotomo, transmissor da Leishmaniose, o calazar. Ele pediu que o município atuasse com mais atitude na saúde preventiva, o que ajudaria no combate a endemias e outras infecções causadores de doenças.

Para completar, de tanto receber criticas de alguns vereadores, a gestora de saúde do município, ganhou um rit: O “Acorda, secretária”, é citado por várias vezes em uma única sessão, devido aos problemas com a saúde pública na cidade de Rosário. De tanto ser dito nas sessões virou rit, e promete dar muito que falar pela cidade.

Na verdade, o vereador Sandro Marinho (PSD) foi o parlamentar que começou a cobrar a secretária usando essa frase, que depois foi “entoado” por alguns vereadores, até um governista.

4 comentários:

  1. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS10 de abril de 2013 às 12:14

    COMO JÁ ESTE #RIT# ESTA NA BOCA DOS "EDIS" ACORDA SECRETÁRIA... TEM TAMBEM CITADO NO BLOG DO SR.REINALDO LIMA.uma CARTA DE ORIENTAÇÃO QUE DIZ ASSIM:#ACORDA ROSÁRIO# os demais interessado é só acessar www.reinaldocantanhede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. MAS FORAM DESPENSADAS PQ A PREFEITA MANDOU ELE TA FAZENDO APENAS O TRABALHO DELE, É Q A PREFEITA N TAR DANDO SUSTENTABILIDADE AO SEU CARGO E PQ Q FICAM FALHANDO DELE NA CAMARA?? TEM Q FALA É DA PREFEITA .DA SECRETARIA...

    ResponderExcluir
  3. NOSSA UMA BOMBA "LENNE ENFERMEIRA CHEFE" QSE APANHA DE UMA MULHER ELA "LENNE CARBELO DE RABO DE CARVALHO E BOCA DE BOSTA, ENTROU LOGO NO CARRO NA RODOVIARIA PARA N APANHA DA MULHER.A MULHER DISSE Q VAI TE AGARRA E BATER SO NA TUA CARA SUA CACHORRA, VADIA ,PROCURA HOMEME SOLTEIRO SUA VACA...
    ASS:VC SABE Q HER.....

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvir falarem que um dia o vereador Sandro tava era com vergonha de dizer q a secretaria é uma preta....de um feliciano já basta ne vereador...agora assim, q tem q fazer pela saude tem...agora só gente burra msm que acha q a prefeita foi lá e saiu quebrando o sesp sozinha em tres meses...fala ´serio!

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe