quarta-feira, 24 de abril de 2013

Alan Linhares vai compor diretoria do COMEFC

ASCOM - Prefeitura de Bacabeira


O Prefeito de Bacabeira, Alan Linhares (PTB) irá compor a direção do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão – COMEFC, como 1º Secretario e estará participando da primeira Assembleia Geral para a elaboração e aprovação do estatuto social da entidade e da eleição para a formação de sua primeira diretoria, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 26 de abril quando será realizada a cerimônia de lançamento COMEFC.

Segundo Alan, o objetivo do consórcio de 23 municípios sob influência da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão é estabelecer uma relação direta entre gestores públicos municipais e VALE, por meio de instrumentos legais proporcionados com criação do consorcio.

“Nosso objetivo é buscar melhorias e solução para os problemas dos municípios que são atingidos pela ferrovia, e faremos isto através do dialogo e de outros instrumentos, que a partir de agora serão possíveis, haja vista a criação deste importante colegiado”. Informou.

Entre os focos e metas do consórcio está o recolhimento de tributos municipais, pagamento de compensações socioeconômicas e ambientais e contribuição para Fundos que serão criados em todos os municípios consorciados.

De acordo com dados da MCM Consultoria, o Maranhão é responsável pelo escoamento de 42% de toda a produção de minério da VALE no Brasil. Em 2016 será responsável por no mínimo 55%, podendo chegar a 2020 a 60% de toda movimentação de minério de ferro bruto no Brasil. “Isso quer dizer que todas as estradas de ferro de propriedade da VALE não chegarão nem próximo ao transporte realizado pela Estrada de Ferro Carajás”, alertou Leôncio Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe