segunda-feira, 20 de maio de 2013

MA registrou 460 novos casos de câncer de mama em mulheres



polêmica cirurgia de retirada dos seios feita pela atriz norte-americana Angelina Jolie, levantou o debate sobre os exames de  prevenção do câncer de mama, que algumas vezes são esquecidos pelas mulheres. No Maranhão, 460 casos da doença foram registrados só no ano passado.

Mesmo assim, ainda há quem ainda não se preocupe. Faço o checkup anualmente com o ginecologista, mas o da mama nunca fiz”, disse a estudante Samira Daniele. Mas há quem siga à risca as recomendações médicas. “Sim. Faço o autoexame para verificar se há nódulos. E se houver, ir imediamente ao médico”, afirmou a atriz Aarly Arnaud.

O câncer de mama é um dos assuntos mais discutidos do momento, após a atrizamericana divulgar que fez a cirurgia de retirada preventiva dos seios. Ela identificou em um exame genético que tinha 87% de chance de desenvolver a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Maranhão foram registrados 460 novos casos de câncer de mama, em mulheres, no ano de 2012. Destes, 190 deles apenas na capital.

Quando mais cedo a doença for diagnosticada, melhor. Para isso, o auto-exame das mamas é necessário. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização do exame de mamografia anualmente para mulheres acima dos quarenta anos.

Há, ainda, a possibilidade de fazer o exame genético. No Brasil, esse exame custa R$ 7 mil e já é possível fazê-lo no Maranhão. Mas é preciso obedecer a alguns pré-requisitos para fazer a análise genética. A retirada preventiva do seio pra reduzir o risco de ter câncer de mama é semelhante à cirurgia que é feita após identificar a existência da doença. A diferença é que há a tentativa de preservar o mamilo. “Ela vai fazer a cirurgia, que poder ser a retirada de um quadrante ou a mama inteira. Vai depender do tamanho, da localização, lesão, de uma série de fatores”, explicou o oncologista Klayton Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe