quinta-feira, 16 de maio de 2013

MP recomenda criação de portais da transparência a gestores municipais


Portais da transparência em todas as administrações municipais. É essa a recomendação que prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores devem receber do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), visando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, encaminhou, no dia 8 de maio, minutas de recomendação aos promotores de justiça que atuam na defesa do patrimônio público. Eles devem analisá-las e, em seguida, enviá-las aos gestores dos municípios.

O texto diz que prefeitura e Câmara têm que divulgar no portal informações detalhadas de todas as despesas e receitas, sob pena de adoção de medidas judiciais, inclusive responsabilização por ato de improbidade administrativa.

No ofício encaminhado aos promotores de justiça, Regina Rocha conclama todos “a velar pela defesa do patrimônio público, com a criação e atualização dos Portais da Transparência, que são instrumentos de fiscalização e controle social”.

Providências
Em algumas comarcas, promotores já enviaram as recomendações para a criação dos portais da transparência. Os prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de São Luiz Gonzaga do Maranhão, Estreito, Carolina e São Pedro dos Crentes já receberam os documentos. Agora, o MP-MA espera prazo de 10 dias para que manifestem aceitação e adotem providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe