quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vereador Léo Cavalcante cobra reativação do CAPS em Rosário



O Presidente da Câmara de Rosário, vereador Léo Cavalcante (PTB), usou a tribuna na última segunda-feira (06), para cobrar a reativação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Rosário.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e persistência justificam sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida.

O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civil e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Segundo Léo, Rosário tem um alto índice de pessoas que sofrem de transtornos mentais, mas não tem recebido acompanhamento que deveria, uma vez que o CAPS já havia sido implantado na cidade em governos anteriores, porém, lamentavelmente, não funciona mais.

O vereador Magno Nazar (PRP) havia cobrado ao Conselho de Saúde do Município a realizar uma visita à secretária de saúde, a fim de viabilizar autorização da ANVISA, para garantir a venda de medicamentos controlados nas farmácias de Rosário. Segundo Magno, nenhuma farmácia de Rosário tem autorização para vender medicamentos de uso controlado, tendo os pacientes, de comprar em São Luis.

Respondendo ao pronunciamento preocupante do colega de parlamento, o presidente da casa disse que é preciso a medicação controlada, sim. Mas é preciso, principalmente, atenção profissional. Ou seja, psiquiatra, psicólogos e fisioterapeutas para dar atenção a essas pessoas, e, todos esses profissionais estão disponível com no programa. Para Léo, não adiantaria que as farmácias vendessem remédios de uso controlado, se não existe psiquiatras em Rosário.

Léo disse ainda, que o problema é tão grande que pacientes que sofrem de transtornos mentais, são tratados, muitas das vezes, de forma totalmente errada. Citou exemplo de quando um desses pacientes está em crise, são jogados em camburões da polícia como se fossem criminoso, sem ter nenhum respeito ou tratamento adequado.

Léo Cavalcante além de ser vereador é psicólogo, e conhece a área médica da psicologia. Portanto, é necessário que o município reative o CAPS para dar assistência adequada aos pacientes que sofrem de transtornos mentais.


7 comentários:

  1. concordo com o vereador LÉO...

    ResponderExcluir
  2. O PRIMEIRO PACIENTE QUE IRIA SE CONSULTAR SERIA A PREFEITA IRLAHI MORAES, PORQUE ELA QUE ESTA PRECISANDO DE UM REMÉDIO BEM FORTE PARA FAZER EFEITO,PORQUE O QUE EU VEJO AQUI EM ROSARIO ELA (IRLAHI) ESTA LOUCA ELANÃO SABE O QUE FAZER COM O MUNICIPIO ROSÁRIO ESTA ABANDONADO. AGORA DINHEIRO ESTA ENTRANDO NOS COFRE DA PREFEITA VER SE ELA RASGA DINHEIRO. AMANHÃ É DIA 10 E ESTA ENTRANDO DINHEIRO DO FPM E É MUITO DINHEIRO PESSOAL. AGRANÇADO QUEM AGENTE ENCONTRA TODO DIA NO BANCO DO BRAIL É O MARIDO DELE PEDRO VASCONCELOS EITA MARIDÃO CASSOU SÓ POR INTERESSE. B

    ResponderExcluir
  3. é muito facil cobrar uma coisa,o pai deste vereadorzinho que comandou acidade por 4 anos só pintou o predio e comeu a verba que veio para o caps,agora o filho cara de pau quer pedir reativação de um orgão que nunca foi ativado em rosario,vai comprar oleo de peroba para passar na tua cara mutuca

    ResponderExcluir
  4. Parabéns veriador! Parece q meno esse vai escapar

    ResponderExcluir
  5. Candido13 de maio de 2013 14:35
    Léo, eu fui um eleitor seu e me arrepedir muito em ter votado nesta Prefeita Irlahi Linhares e não quero me arrepender de ter votado em você, eu vou fazer um pedido para vc, eu quero que vc se afasta dessa prefeita assim vc vai se queimar como bimba quimou willame anceles quando diziam que bimba estava apoiano willame anceles que na verdade todo mundo sabia que bimba não ajudou em nada willame e prejudicou, por isso meu amigo se afasta dela quando ainda tem tempo. deixe eu te falar uma coisa,já não cabe uma cassação dessa prefeita por improbilidade administrativa? Porque todos os prefeitos eleitos nesta gestão já estão trabalhando a esta senhora Irlahi ainda não disse o que ela foi fozer. Um abraço do seu eleitor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Jefferson e demais leitores do seu Blog. O vereador Léo está equivocado, em Rosário nunca foi implantado CAPS. No mandato de Raimundo João foi realizado o projeto solicitando, o Ministério da Saúde liberou 20.000,00 para fazer adaptação da estrutura física, não foi feita e ele RJ desviou o dinheiro. Agora no mandato de Bimba após mobilização comunitária em que eu liderei Bimba desviou a Dra Lindia do PSF de Itamirim e contratou Paulo marido da psiquiatra já mencionada para dar palestra. Para funcionar um CAPS I a estrutura onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde está com laudo positivo pelo Corpo de Bombeiros e pela VISA. O município nunca recebeu dinheiro Para tal finalidade. No mandato de Bimba refisero o Projeto e não acompanharam. Portanto o mencionado projeto foi arquivado quer a prova do que eu estou afirmando ligue para o Departamento Estadual de Saúde Mental Telefone: 3236 9307. Agora já foi pactuado um CAPS AD III será sediado em Rosário ,entretanto Regionalizado. Abraços fraternos. E José de Ribamar Santos Bimba e Lilica estavam em minha companhia e assistiram eles são testemunhas do que hora afirmo

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Jefferson e demais leitores do seu Blog. O vereador Léo está equivocado, em Rosário nunca foi implantado CAPS. No mandato de Raimundo João foi realizado o projeto solicitando, o Ministério da Saúde liberou 20.000,00 para fazer adaptação da estrutura física, não foi feita e ele RJ desviou o dinheiro. Agora no mandato de Bimba após mobilização comunitária em que eu liderei Bimba desviou a Dra Lindia do PSF de Itamirim e contratou Paulo marido da psiquiatra já mencionada para dar palestra. Para funcionar um CAPS I a estrutura onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde está com laudo positivo pelo Corpo de Bombeiros e pela VISA. O município nunca recebeu dinheiro Para tal finalidade. No mandato de Bimba refisero o Projeto e não acompanharam. Portanto o mencionado projeto foi arquivado quer a prova do que eu estou afirmando ligue para o Departamento Estadual de Saúde Mental Telefone: 3236 9307. Agora já foi pactuado um CAPS AD III será sediado em Rosário ,entretanto Regionalizado. Abraços fraternos. E José de Ribamar Santos Bimba e Lilica estavam em minha companhia e assistiram eles são testemunhas do que hora afirmo

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe