terça-feira, 30 de julho de 2013

Mais de 100 ações contra gestores maranhenses tramitam na Justiça



Contas reprovadas, fraudes, licitação irregular e desvio de dinheiro de convênios são os principais crimes cometidos por prefeitos, segundo o Ministério Público. De acordo com relação do Ministério Público, mais de 100 ações contra prefeitos, ex-prefeitos e gestores públicos maranhenses tramitam na Justiça desde o ano de 2005.

Nos últimos três meses, 30 prefeitos foram condenados por envolvimento com algum tipo de crime enquanto ocupavam o cargo público. Dois deles tiveram a perda da função determinada pela Justiça.

Em algumas cidades o desvio de recurso público aconteceu por mais de uma vez nos últimos oito anos. Os crimes cometidos por prefeitos são quase sempre os mesmos: fraude na prestação de contas, licitação irregular e desvio de dinheiro de convênios, principalmente de convênios com o Estado e o governo federal.

Foram punidos com a cassação do mandato o ex-prefeito Sebastião Silva Neto, de Cajapió, e Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, de Paço do Lumiar, que, ainda na prefeitura, passou a andar monitorada pela Polícia Federal pela suspeita de desvio de 15 milhões de reais dos cofres públicos.

Até o final do ano o Tribunal de Justiça do Estado deve julgar os processos contra gestores públicos desde o ano de 2005 em cumprimento a uma meta estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça. Além da cassação do mandato quem já estiver fora do poder sofre outras penalidades.


Do Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe