quarta-feira, 10 de julho de 2013

Senado rejeita PEC que muda normas para escolha de suplentes


As normas para a escolha de suplentes de senadores vão continuar as mesmas. O Senado rejeitou nesta terça-feira a proposta de emenda constitucional que tratava do tema.
A proposta de emenda constitucional estabelecia que cada senador seria eleito com um único suplente e este não poderia ser companheiro ou companheira, marido ou mulher do titular, nem parente até segundo grau ou por adoção. A proposta que foi apresentada pelo senador José Sarney, do PMDB do Amapá, mantinha a convocação do suplente em caso de afastamento temporário ou definitivo do titular, mas previa que no segundo caso devia haver nova eleição para o cargo. O relator da proposta, o senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, explicou que as mudanças poderiam contribuir para a imagem do Senado Federal.
Mas, a proposta de emenda constitucional não alcançou os 49 votos necessários para ser aprovada. Entre os senadores que se manifestaram contra, o senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro e que é suplente do senador Marcelo Crivella, disse que participou da campanha, assim como o titular do cargo.
Com a decisão do plenário do Senado, a proposta de emenda constitucional que mudava as regras para escolha de suplentes de senadores foi arquivada.

Fonte: Rádio Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe