quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Itapecuru tem recurso da merenda escolar suspenso por falta de prestação de contas



Os repasses feitos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) referentes ao programa nacional de alimentação escolar para o município de Itapecuru Mirim estão bloqueados. De acordo com dados do FNDE Itapecuru só recebeu recursos até o mês de Abril de 2013, desta data em diante os repasses foram suspensos por falta de prestação de contas.
Segundo fontes do Itapecuru Notícias as prestações só foram enviadas após o prazo limite, o que acabou resultando no bloqueio. Até 30 de Abril haviam sido depositados exatos R$ 430.698,00 (quatrocentos e trinta mil, seiscentos e noventa e oito reais). Este montante foi depositado na conta 000022409X, agência 0562 (Itapecuru Mirim), no Banco do Brasil, confira no site do FNDE. Em escolas da rede municipal de ensino começa a faltar merenda, principalmente na zona rural. Os repasses feitos para o municípios são para Ensino Fundamental, Pré-escola, comunidades quilombolas, programa mais Educação, educação de jovens e adultos e programa Atendimento educacional Especializado.
A Câmara de Itapecuru Mirim analisa a Medida Provisória 455/09, que autoriza o governo federal a repassar recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) diretamente para as escolas. A MP revoga a Lei 8.913/94, que regulamenta a municipalizacao da merenda escolar.
De acordo com a medida, se o repasse de recursos aos municípios ou aos estados for suspenso por falta de prestação de contas, irregularidade na execução do programa ou inexistência de conselho de alimentação escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pode transferir o dinheiro diretamente às unidades executoras das escolas, com a dispensa de licitação para a compra emergencial dos alimentos durante 180 dias. A medida também estende a alimentação e o transporte escolar financiados pelo FNDE aos alunos das escolas públicas do ensino médio e do médio profissionalizante.

Blog Neto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe