quinta-feira, 8 de agosto de 2013

População do Maranhão pode se libertar da filha do último coronel do Brasil

Do Atual7


A oligarquia está em falência e o Maranhão pode entrar novamente para a História. Cinco anos após ter tomado no tapetão o mandato do ex-governador Jackson Lago (PTD), a agorasub judice Roseana Sarney Murad (PMDB), filha do último coronel do Brasil, começa a provar um processo de cassação de mandato, após parecer favorável do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa quarta-feira (7).

Não mais tolerando e tendo paciência diante de tanta miséria, opressão e caos em todos os setores – provocados por um modelo de administração ultrapassado, retrógrado e inoperante, que parou no tempo, adepto de velhas práticas nada republicanas, e que levam unicamente ao atraso e a miséria, a população maranhense comemorou.
No Estado, a ojeriza ao nome oligárquico é grande. Sempre que um Sarney é citado, o resultado são vaias e protestos.
Já se passam nada menos que quase cinco décadas que o Clã formado pelo ex-presidente da República e do Senado Federal, e hoje ainda senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB), conseguiu colocar e manter o Estado como detentor dos piores indicadores sociais do País. No Maranhão, por exemplo, os alunos escrevem pior do que leem, segundo a Prova ABC.
Doente, o caudilho maranhense luta para deixar o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de dengue aguda e pneumonia bacteriana, para poder então observar, de perto, a queda de seu império.
Acusada – pela própria população do Maranhão – de compra de votos em todas as eleições que participou, Roseana Sarney jamais imaginou que o Ministério Público Eleitoral viesse dar prosseguimento ao recurso do seu maior inimigo político, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).
De acordo com a denúncia de Zé Reinaldo – e segundo o próprio Roberto Gurgel, a filha de Sarney minou a candidatura dos concorrentes e cooptou o apoio de prefeitos e lideranças comunitárias para sua eleição, usando de poder político e econômico para sair vitoriosa em 2010.
‘Dezenas de prefeitos de oposição, filiados ao PSDB, PSB, PDT e PCdoB abandonaram completamente os candidatos Jackson Lago e Flávio Dino nas eleições para o governo do Estado e passaram a apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney Murad em troca dos convênios milionários, liberados às vésperas das eleições’, argumentou o procurador-geral da República.
Acuada pela aposentadoria da vida pública a contragosto, a governadora teme ainda ser enquadrada na Lei da Ficha Limpa, e por isso decidiu que permanecerá no mandato até o fim do processo que pede a sua cassação e de seu vice, Washington Luiz Oliveira, o Macaxeira (PT). Ela teme a iminente derrota tanto no Tribunal Superior Eleitoral, quanto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Meses antes, a peemedebista andava toda serelepe, divulgando aos quatro cantos, por meio de sua mídia, que seria candidata ao Senado Federal nas eleições de 2014. Como o barco afundou, a vaga agora é de seu irmão, o verde Sarney Filho.
Embora o processo contra Roseana estivesse aguardando apenas o parecer de Gurgel para ser julgado pela Justiça Eleitoral, não há prazo para que o caso seja levado ao plenário da Corte. Mas nada que tire as esperanças da população maranhense de, novamente, varrer do mapa – e de uma vez por todas – a filha e todo o Clã criado e comandado pelo último coronel do Brasil.

Um comentário:

Acesse, comente, compartilhe