quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Presos suspeitos de matar ex-prefeito no Maranhão


Antonio Barbosa Pacheco
(teria participação direta no crime)

Um trabalho em conjunto de investigação realizado pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) com apoio da 13ª delegacia Regional de Presidente Dutra e do distrito de São José dos Basílios, resultou na identificação e prisão de três suspeitos de participação no homicídio do ex-prefeito de São José dos Basílios, Francisco Ferreira Sousa, o Chico Riograndense, fato ocorrido no dia 7 de janeiro de 2012.


Durante a operação policial foram cumpridos quatro mandados, sendo dois de prisões temporárias e dois de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, que responde pela Comarca de Joselândia.
Almir Ferreira Resplandes
(suspeito de encomendar o assassinato)
Foram dados cumprimentos aos mandados em desfavor de Antônio Barbosa Pacheco, 53 anos, e Almir Ferreira Resplante, 39 anos. O primeiro acusado foi localizado em sua residência, na Avenida Trancredo Neves, bairro Campos Dantas, em Presidente Dutra. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38.
Almir Ferreira Resplante, que reside à rua do Cajueiro, s/n, bairro Abílio, em São José dos Basílios, foi apontado, ainda, por participação no crime Antônio Pereira de Sousa, 47 anos, conhecido como Antônio Velho. Ele já estava detido suspeito de envolvimento no homicídio do ex-deputado estadual Edilson Peixoto, ocorrido no dia 25 de julho.

Uma pistola ponto 40 com numeração raspada, carregador de pistola 380, mesma munição utilizada no dia do crime, já haviam sido apreendidos durante as investigações com os suspeitos. De acordo com as investigações, Antônio Velho seria o executor do ex-prefeito. Já Almir Ferreira é apontado como mandante.

O crime
Chico Riograndense  teria, segundo os autos, sido atingido por vários disparos efetuados por dois homens em uma motocicleta sem placas quando se deslocava de sua fazenda, na cidade de Dom Pedro, para São José dos Basílios.  Na altura do povoado Poção, zona rural de São José dos Brasílios ele foi alvejado pelos disparos.

Dois dos envolvidos ainda estão foragidos e equipes da Polícia Civil, de acordo com o delegado Jair de Lima Paiva, estão em diligências a fim de capturar os suspeitos. “Temos fortes indícios que apontam o envolvimento do trio no crime. Durante os depoimentos, eles tentaram negar que se conheciam, porém, conseguimos comprovar a ligação entre eles pelas contradições nas declarações”, comentou o delegado.

Ainda de acordo com o superintendente apesar da prisão do executor, a polícia continuará investigando se há ainda a participação de outras pessoas no crime.
Informação SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe