quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BR-135: DNIT desrespeita moradores entulhando suas casas antes de desapropriá-las



O Departamento de Infraestrutura de transporte – DNIT está desrespeitando o direito à moradia e sossego quando estão aterrando as casas dos moradores que habitam as margens da BR-135, na área onde está acontecendo a duplicação da rodovia federal, em Bacabeira.

Pelas fotos tiradas pela comissão representativa das famílias atingidas pela duplicação, nota-se que o caso é mais sério do que imaginamos. O aterro feito pelo consórcio Serveng/Aterpa, empresas responsáveis pela duplicação da BR-135, no trecho entre campo de perizes e Bacabeira, está quase topando no teto das casas.


Os moradores do povoado Peri de Cima são os mais prejudicados pela obra. Sem chegar a um denominador comum sobre a situação e o futuro das famílias prejudicadas pelo consórcio, o DNIT nada diz. Não se pronuncia em nada.

Preocupado com o problema, a comissão que representa as famílias acionou a Secretaria de Assistência Social do município de Bacabeira, e solicitou ainda, a presença do blog Bacabeira em Foco e da equipe de reportagem da VTV, afiliada a Rede Record, para denunciar por meio da imprensa a situação da família do Sr. Carlos, em Peri de Cima. Com medo da denúncia, imediatamente, a empresa responsável pela obra se prontificou a construir uma nova casa à família do senhor Carlos. O que deveria fazer para todas as famílias que moram na área limítrofe com a obra.

Em um trecho de cerca de 9 km da BR 135 onde existem casas a serem desapropriadas, o DNIT ainda não resolveu como vai fazer para indenizar as famílias, se isso for o caso. Os moradores até hoje não sabem de nada, se deverão sair de suas casas ou não. O mais certo mesmo, é que o consórcio continua trabalhando na obra e prejudicando a população na marginal da BR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe