quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casos de HIV é preocupante no Maranhão



IMPERATRIZ – O relatório divulgado pela Organização das nações Unidas (ONU) esta semana mostrou que os casos de AIDS diminuíram em 26 países no mundo, com uma queda de 33 % de novos infectados pelo vírus em 10 anos, mas o Brasil não foi incluído na lista.

No Maranhão, a realidade na Região Tocantina é preocupante. Atualmente, por meio do Programa DST/AIDS, são 1.314 casos notificados em adultos. Desse número, 812 pacientes são de Imperatriz. O número de casos é maior entre as pessoas do sexo masculino e o que chama atenção é que os novos casos têm crescido na faixa etária que vai dos 13 aos 35 anos de idade e na terceira idade.

O fato de existir tratamento para a doença pode explicar a despreocupação da população em relação à prevenção, que ainda é a melhor maneira de se combater a doença.
“Infelizmente a prática do sexo seguro vem sendo colocada de lado, acredito que por ingestão excessiva de bebida alcoólica, por confiar demais nos seus parceiros, as pessoas acabam negligenciando a importância do uso do preservativo para prevenir doenças que ainda não têm cura, como a AIDS”, disse a enfermeira Cláudia Arrais, do programa DST/AIDS em Imperatriz.

Pelo programa, o paciente recebe medicação, faz exames de acompanhamento, consultas médicas e tem assistência social psicológica. (Informações do Portal Imirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe