terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em Presidente Juscelino, moradores fazem protesto contra extração de areia do Rio Munim



Na manhã desta terça-feira (24) os moradores do município de Presidente Juscelino, a 28 km de Bacabeira, iniciaram uma manifestação contra a extração ilegal de areia do rio Munim, que está sendo violado por algumas empresas  da região.

Segundo informações repassadas ao blog, a extração de areia ocorre de forma desordenada, sem controle e sem respeito com o rio Munim. Chega-se a pensar que a mesma nem legal é, visto que já é possível ver o reflexo da degradação ambiental.


Hoje, dia 24, a população acordou para reivindicar e bloqueou a única via de acesso onde os caminhões carregados de areia passam diuturnamente.


O rio munim é fonte de renda para inúmeras famílias que sobrevivem da pesca artesanal, tanto em Presidente Juscelino como em outros municípios circunvizinhos banhados pelo mesmo rio, como as cidades de Morros, Axixá, Icatú e outros municípios onde o rio passa.

“Não dar a mínima para o cuidado e preservação do rio é a mesma coisa de destruir vidas que dependem do rio para sobreviver”, disse um dos manifestantes.

Segundo uma fonte, a extração de areia do rio Munim só ocorre por que o Executivo e Legislativo municipal não toma nenhuma providencia de criar leis que proíbam a prática de crime ambiental no município. Pra se ter uma ideia, de tanto extraírem areia das margens do rio, ele está ficando cada vez mais raso em algumas partes, podendo ser atravessado sem a utilização de embarcações.

O que se sabe, na verdade, é que os rios maranhão a fora vem sendo saqueado há anos por donos de extração de areia e nada é feito para conter os abusos. É preciso uma legislação vais rigorosa nesse sentido. (Do blog Neto Cruz com edições)

2 comentários:

  1. É disso que o povo precisa, de informação. Parabéns❕❕❕❕❕❕

    ResponderExcluir
  2. hoje dia primeiro eles retornam com essa retirada de areia do nosso rio, mas, o protesto vai continuar

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe