quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Hilton Gonçalo diz que Maranhão precisa fortalecer sua economia



Investir na geração de emprego e renda. Este é o lema do pré-candidato ao governo Hilton Gonçalo para que o Maranhão saia de uma posição de atraso econômico. O ex-prefeito de Santa Rita, diz que é necessário o fomento a programas que possibilitem o desenvolvimento dos negócios do estado. Atualmente o estado, tem uma balança comercial deficitária, mais importa do que exporta.
“Se não incentivarmos políticas que possibilitem o perfil de empreendedorismo na nossa população, continuaremos vivendo em um estado pobre, no entanto nosso potencial é enorme para mudarmos essa realidade”, argumenta. No município de Santa Rita, inúmeras ações foram desenvolvidas para que a população tivesse aumento de sua renda e também fosse garantido empregos a população.

Para se ter uma ideia, no período que governou Santa Rita, Hilton Gonçalo conseguiu aumentar a renda média per capita, a qual teve 91,53% de crescimento. O número foi alcançado graças ao incentivo da produção de leite, carne, vegetais e demais recursos através da população da cidade, o que evitou a necessidade de importação, diminuindo o déficit econômico.


O pré-candidato ao governo do estado, tem viajado muito pelos municípios maranhenses e tem conseguido levar boas propostas para a resolução do baixo índice da renda per capita no estado. No município de Pastos Bons, ele conheceu o primeiro projeto de produção de álcool combustível no estado. Produtores da região vem plantando cana-de-açúcar e extraindo o álcool para abastecer veículos, o que vem evitando a importação do produto, diminuindo custos, gerando empregos e possibilitando o aumento da renda, tanto para o município como para a população.


Hilton Gonçalo ainda destaca que é importante pensar em estratégias de capacitação, “podemos trabalhar em parcerias com entidades, tivemos a experiência com a FIEMA em Santa Rita, oferecemos cursos profissionalizantes e incentivamos o desenvolvimento de projetos”, destaca.


Atualmente o Maranhão tem importantes opções para escoar as produções locais, o Porto de Itaqui, as ferrovias, os rios e as estradas que cortam o estado, facilitam esse trafego. “Temos potencial, basta sabermos aproveitar, e assim teremos um estado mais rico e desenvolvido”, conclui Hilton Gonçalo.



Do blog Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe