segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Veto do “Lixão” entra em pauta, mas não é votada por falta de coru.



O veto da prefeita Irlahi Linhares (PMDB) ao projeto de Lei do líder do governo na Câmara, vereador Pedrosa Necó (PSB), chegou até a entrar na pauta de votação da ordem do dia, mas, a ausência de 06 vereadores tornou a votação impossível por falta de coru.

O Projeto de Lei n° 022/2013, de autoria do vereador Pedrosa Necó (PSB), proibiria a entrada de resíduos sólidos (lixo) de outros municípios na cidade de Rosário. Esse mesmo projeto obteve aprovação unanime pela câmara municipal. No entanto, a prefeita Irlahi Linhares vetou o projeto de seu aliado alegando que, se sancionado, além de proibir a entrada de lixo de outros municípios, proibiria, também, o lixo do próprio município de Rosário. Foi explicado ainda pela assessoria jurídica da prefeitura, que Rosário está em vias de ingressar na região metropolitana de São Luis, e por isso, não há como sancionar tal lei, uma vez que, deveria ser alterado o plano do município.

Saiba mais:


Segundo o regimento interno da Câmara, o prazo para a tramitação de vetos seria de apenas 45 dias para votação, e esse prazo expirou na sessão desta segunda-feira (23). Já a Lei Orgânica do Município diz que o prazo é de apenas 30 dias.

O problema é que, há várias sessões a mesa diretora tem tentado colocar a matéria em pauta para ser votado e, por conseguinte, derrubar o veto da prefeita que, permite a entrada de resíduos sólidos de outras cidades no município.

Apareceram na sessão apenas os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Pedrosa Necó (PSB), Jardson Rocha (PP), Sandro Marinho (PSD), Agenor Brandão (PV), Preto do Raça (PP) e Jorge do Bingo (PTdoB).

Ausentes, os parlamentares Carlos do Remédio (PTC), Nazareno (PTdoB), Josias Santos (PMDB), Magno Nazar (PRP), Ademar do Sindicato (PRP) e Luis Carlos, Kiko (PP), foram a causa da não votação da matéria.

Os vereadores presentes na sessão ficaram tristes com a não derrubada do veto. Até o vereador Pedrosa que é líder do governo na casa, em uma votação simbólica, votou pela derrubada do veto, acompanhado pela oposição. Apenas o vereador Agenor Brandão se absteve de dar o voto simbólico.

Dezenas de pessoas acompanharam a sessão no objetivo de ver os vereadores derrubarem o veto, o que não aconteceu.


Sem mais prazo, o veto da prefeita Irlahi sobre o projeto de lei que proibiria a entrada de “lixo metropolitano” na cidade está valendo, e Rosário deverá ser o quintal das cidades que compõem a região metropolitana da grande São Luis.

12 comentários:

  1. Este vereador Kiko nao foi por que a familia dele é toda do Ceara na hora que ele terminar o mandato vai embora para o Estado dele.

    ResponderExcluir
  2. cadê a turma que era contra o lixão?papai paparica com filha dele,joaquim cara de pau que é o secretario de educação de irlahi,reinaldo lima,ferdinan ambientalista que é secretario adjunto da pesca,silvestre teles que é secretario dos esportes e outros mais;tá todo mundo na moida de boca arrolhada e sem moral pra dizer um pio sequer.

    ResponderExcluir
  3. O LIXÃO já fedeu e muito. Sabemos muito bem onde começou essa história e com quem, mas não sabíamos onde terminaria, pois, tínhamos esperança de revertermos essa situação. Por que chamar de LIXÃO um ATERRO SANITÁRIO? Pois bem, em São Luís capital do Maranhão e maior cidade do estado foi construído o ATERRO SANITÁRIO da RIBEIRA, na zona rural de São Luís, no Maracanã, e lá nada mais é do que o maior LIXÃO ao céu aberto de nosso estado. E como todas as cidades rejeitaram esse grande empreendimento, os políticos visionários da época, diga-se de passagem o poder executivo, referendado pelo legislativo com um incentivo financeiro aceitaram sem pensar no futuro de nosso povo. Mas esse LIXÃO é acima de tudo um presente do governo do estado para o nosso povo e pior do que lutar contra o governo é não ter apoio da oposição do nosso estado, que não se manifesta, que não defende e que não dar suporte para resistirmos contra essa exploração desmedida a que somos acometidos por um governo injusto e maquiavélico. O que nos resta é a nossa indignação e revolta que mesmo muitas vezes parecendo que estamos sós encontramos força em outros companheiros e companheiras para continuarmos lutando e acreditando que muitos outros iguais a nós existam por aí, mesmo que ainda estejam com medo de mostrar seus rostos, mesmo que ainda protestem em silêncio, eu sei que um dia verdadeiramente não suportando mais gritarão, mesmo que pareça tarde, surtirá efeito, pois, tudo vem no tempo certo! Obrigado, Kátia Oliveira, Hernandes Silva, Karliane Silva, Natalia Santos Santos, Irmão Claudio, Kleber Calvet, Conceição Alves Marques, e todo povo de Rosário que mesmo com medo um dia terá coragem. Agradeço também aos vereadores que estiveram ao lado do povo! BOM DIA POVO MUI AMADO!

    ResponderExcluir
  4. Cambada de escrotos, vereadores ausentes, prefeita irresponsável e secretários e assessores que sempre enganaram a população de Rosário. Onde estão aqueles que gritavam contra o lixão?

    ResponderExcluir
  5. A prefeita esta fazendo agente rosariense de lixo

    ResponderExcluir
  6. a grande magoa da prefeita irlaingana com o povo de rosario é que o povo sabiamente deixou que ela esperasse 30 anos pra assumir a prefeitura e poder se dar bem junto com o seu namoradinho pedro vasconcelos,portanto,o que ela puder fazer pra esculachar esse tão sofrido e enganado povo ela vai fazer afim de se vingar,vingar e tratar o povo rosariense como urubuchengos pra ela é pouco.

    ResponderExcluir
  7. O povo rasariense nao gosta de irlahi voces ja viram irlahi convecando com alguma pessoa na rua

    ResponderExcluir
  8. E verdade esta prefeita nao fala com o povo

    ResponderExcluir
  9. E verdade esta prefeita nao fala com o povo

    ResponderExcluir
  10. Irlahí não gosta dos rosarienses.

    ResponderExcluir
  11. Bimba junto com os vereadores são os pais do lixão e Irlahi com os novos vereadores são as mães. Engraçado Jorge do Bingo que na época era com Bimba ficava caladinho e agora quer dar uma de defensor do povo, e Necó, Sandro e Jardson que pegaram 50 mil pqra que o lixão fosse implantado e agora são contra. Me comprem uma ovelha pq de bode lá tá cheio.

    ResponderExcluir
  12. "falta de coru" - Blogueirozinho..vai procurar primeiro a aprender a escrever..

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe