terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura de Bacabeira investe em projetos de preservação ambiental e incentivo à produção



Considerando o crescimento econômico, a partir da chegada de novos empreendimentos no estado, o município de Bacabeira, localizado a aproximadamente 60 quilômetros de São Luís, vem desenvolvendo projetos com objetivo de salvaguardar o meio ambiente e os recursos naturais que existem na região, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que trabalha na organização das unidades de conservação próximas ao Estreito dos Mosquitos, em áreas reguladas pelo plano diretor municipal para intervenções ambientais.

Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento das áreas de preservação ambiental localizadas no entorno da Refinaria Premium - projeto da Petrobras que prevê a implantação da indústria em 20 quilômetros quadrados do município. Em 2010, o Consórcio Galvão – Servenf-Fidens definiu que seriam desenvolvidas atividades ecológicas no rio Perizes, na área de Proteção Riacho Papouco e no Parque Municipal do Zaú.

Com a paralisação do projeto da Refinaria, a prefeitura iniciou amplo estudo nessas localidades que podem servir ao ecoturismo, por conta da vegetação nativa que é exclusiva das áreas. No Rancho Papouco , a ideia é explorar o turismo ecológico rural, já que se trata de uma área protegida e com grande potencial para este tipo de atividade turística, cada vez mais procurada em todo país. Já a reserva extrativista do Rio Perizes, local utilizado pelas comunidades que já habitam e realizam atividades no local, a meta, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, é incentivar os quintais produtivos e hortas, de maneira que parte da produção abasteça as escolas municipais e as comunidades, gerando emprego e renda no município.

“Pretendemos, com esse trabalho, dar dinamismo à economia local de Bacabeira, com incremento dessas cadeias produtivas regionais”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Ribamar Desterro.

Corredor de Produção - Através do Conselho Municipal de Produção e Abastecimento estão sendo planejadas ações estratégicas a serem implantadas em cada área, com foco em pacotes de incentivos para arranjos produtivos locais promissores, como a de criação de galinhas caipira, a psicultura, a horticultura e a mandiocultura. As ações de incremento das

cadeias produtivas na região deverão atingir os municípios de Bacabeira, Barreirinhas, Icatu, Santa Rita, São Luís, Monção, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino e Alcântara.

Para o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, é fundamental que o município não só esteja preparado para receber empreendimentos, mas, também, que busque valorizar o potencial econômico da região. “Trabalhamos no sentido de promover um desenvolvimento sobretudo sustentável, com a garantia de preservação do que é nosso”, pontuou.


Ascom – Prefeitura de Bacabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe