quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Roberto Freire trabalhará por apoio do PSB para Eliziane Gama



De O Estado – O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, informou ontem, por meio de sua página pessoal em uma rede social,que o apoio do PSB à pré-candidatura da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) ao Governo do Maranhão “será um dos temas centrais” das negociações entre os dois partidos caso se confirme o apoio dos popular-socialistas ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência da República.

Freire e Campos têm reunião marcada para o próximo fim de semana, em Recife (PE). Além do apoio do PPS ao PSB na disputa presidencial, o deputado federal proporá ao governador apoio do PSB a Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e a criação de uma frente das oposições no Rio de Janeiro, segundo informou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
Segundo o presidente do PPS, é a partir do resultado desse encontro que se pode oficializar uma composição com o PSB no Maranhão.
“Isso [apoio do PSB a Eliziane Gama no Maranhão] será discutido se ficar confirmado pelo congresso [nacional dos popular-socialistas] o apoio do PPS a Eduardo Campos. Aí, Eliziane Gama será um dos temas centrais”, pronunciou-se.
Segundo Eliziane Gama, existe uma “tendência natural” de que o PPS dê sustentação a Eduardo Campos em 2014. Mas a decisão oficial será tomada apenas em dezembro, no congresso nacional do partido, em São Paulo.
“Há uma tendência natural de o PPS apoiar o Eduardo Campos. Nesse debate, o Maranhão foi incluído, com a possibilidade de o PSB nos apoiar para o Governo do Estado. Mas essa decisão em relação ao governador de Pernambuco ainda vai depender do congresso nacional do PPS”, explicou.
A plenária ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, e definirá a política de alianças do PPS nos planos nacional e estaduais. Antes disso, a deputada estará dias 3 e 4 do mesmo em Recife, para audiência com Campos, durante a qual conhecerá o modelo de governo adotado em Pernambuco.
Aproximação – Desde o mês de outubro, a deputada Eliziane Gama tem-se mostrado mais próxima dos socialistas, na busca por uma aliança que garante um palanque forte e tempo de TV para que ela entre na disputa majoritária de 2014.

Na ocasião, a pré-candidata conversou pessoalmente com Eduardo Campos, em um evento em Teresina (PI), sobre a possibilidade de composição. A relação dela com Marina Silva, recém-filiada ao PSB, contribuiu para essa aproximação.

Já no início de novembro, Gama foi convidada pela Secretaria de Mulheres do PSB para ser painelista no seminário “As mulheres e as eleições de 2014”. E, no último fim de semana, durante passagem de uma comitiva do PPS pela Região Tocantina, a parlamentar aproveitou para participar de um encontro do PSB em Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe