sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

60 novos casos de Aids na Região Metropolitana



SÃO LUÍS - A coordenação do Programa DST/Aids em São Luís informou que, por meio de testes realizados com a população no período de 13 do mês passado a 9 deste mês, foram constatados 60 casos de Aids na Região Metropolitana. Devido a essa estatística, representantes do Ministério da Saúde estiveram na cidade onde participaram, no fim da tarde de ontem (11), de uma reunião, na Prefeitura de São Luís (Palácio La Ravardière), com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A Prefeitura solicitará o aumento do repasse de recursos federais para o controle da Aids na capital maranhense.
Atualmente, segundo a coordenação municipal do Programa DST/Aids, estão destinados R$ 3 milhões para campanhas e ações de conscientização contra o vírus HIV (transmissor da Aids). Ainda, segundo a coordenação de controle da doença na capital, durante o período da realização dos testes, 1.010 pessoas se submeteram ao procedimento em postos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em cinco localidades de São Luís (Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga, Anil, Lira e Bairro de Fátima).
Preservativos
Além dos testes, foram promovidas, também, as distribuições de 2.469.920 unidades de preservativos masculinos e femininos e de materiais educativos e informativos, que continham dicas de prevenção a Aids. As ações feitas pela coordenação do Programa DST/Aids, em parceria com a Semus, em São Luís, ocorreram após a divulgação, na primeira quinzena do mês passado, de dados da doença na cidade. Segundo o levantamento, a capital maranhense é a quinta do país no número de casos de Aids notificados (3.098 casos notificados entre 1985 e 2013) e 111 pessoas morreram em decorrência da doença, na Região Metropolitana, entre 2001 e 2012. Dos 3.098 casos de Aids nos últimos 28 anos, 66% foram diagnosticados no sexo masculino e 34% no sexo feminino. A via de transmissão mais frequente é a sexual, que representou 84% dos casos.
De acordo com o coordenador do programa DST/Aids em São Luís, Claudean Serra, alguns fatores levaram as estatísticas negativas da doença na cidade.”Apesar das grandes campanhas, os registros aumentam pois as pessoas ainda acham que a Aids é uma coisa do outro e não se enxergam dentro do contexto da importância da prevenção", disse.
Números
3.098 casos de Aids foram notificados em São Luís entre 1985 e 2013
111 pessoas morreram na Região Metropolitana em decorrência da doença, de 2001 a 2012
1.010 pessoas se submeteram aos testes para saber se contraíram ou não o vírus da Aids

Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe