sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O partidarismo político na blogosfera maranhense

Por Jefferson Calvet



Sem dúvida o poder influenciador exercido pela blogosfera tem aumentado em número, gênero e grau nos últimos anos em todo o Brasil, e principalmente no Maranhão, com o crescimento no número e nas opiniões destes profissionais da comunicação espalhados pelo estado, desde a sua criação em 1999, conforme dados do Wikipédia no google.

É inegável que os blogs têm prestado um serviço relevante à sociedade, e ganhado espaços ainda maiores entre a população leitora e internautas. Só que algo tem deixado vários leitores fieis descontentes: O exagerado partidarismo político na blosgosfera.

É salutar que editores prestem serviços particulares a qualquer cidadão que desejar. Blogueiro, além de prestador de informações à sociedade num contexto geral, é um profissional autônomo, na maioria dos casos. No entanto, cabe a cada um em individual exercerem e gozarem de seus direitos e compromissos extra-informativo.

A grande problemática nisso tudo é que uma boa parte dos usuários deste veículo de comunicação tem ou estão tendenciosos politicamente, e envolvidos em “rixas partidárias”, deixando que as “paixões” políticas exerçam um espaço maior ou principal nas páginas de seus blogs. Aquilo que deveria ser de interesse social, está virando local de disputa partidárias entre alguns dos titulares de blogs espalhados por toda a circunscrição do Maranhão. Só acho.

Existem dois lados e opiniões distintas. Quem é governo, é. E quem é oposição, assim também o é. Nada contra. É um direito constitucional de escolha. No entanto, transformar as páginas de blogs em um “ring” de disputas políticas eleitoreiras passa um certo “descrédito” aos leitores diários.

Já costumo ouvir da boca de várias pessoas que blog virou comércio. E, para que isso não se torne verdade, é necessário que haja um equilíbrio para que a belíssima prestação de serviço que a blogosfera vem desempenhando e todo o seu sucesso e crescimento não se torne repúdio popular.


A imparcialidade nessas horas é tudo. Vamos blogar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe