segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Rosário registrou 44 casos de AIDS até maio, segundo Vigilância Epidemiológica.



Os números são assustadores. 44 casos de AIDS já foram registrados no município de Rosário até o mês de maio de 2013, como mostra-nos dados da vigilância epidemiológica da cidade.

O balanço foi passado durante a audiência pública polêmica promovida pela secretaria municipal de Saúde de Rosário, em meados do mês de Janeiro deste ano, onde prestou contas de algumas ações realizadas, bem como, metas a serem alcançadas no ano que vem. Na audiência, várias subpastas tiveram tempo hábil para mostrarem suas ações e metas, e entre elas, a vigilância epidemiológica também mostrou dados alarmantes e preocupantes.

Segundo a assessora técnica de gestão da saúde do município de Rosário, Drª Aila Freitas, o município contabilizou até o mês de maio de 2013, 44 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV, 18 casos de tuberculose e 43 casos de Hanseníase, todos até o mesmo mês. Segundo Aila, esse número pode ter sido aumentado ou não, pois a cada dia, mais pessoas tem contraído alguma dessas doenças infectocontagiosa. Ela disse ainda que o Ministério da Saúde não havia atualizado ainda os dados de todo o ano, o que impossibilitou a informação mais concreta acerca dos casos no município.

Infelizmente a desinformação ou a falta de políticas públicas mais enérgicas tem levado a essas estatísticas lamentáveis em todo o mundo. Sobre os casos de AIDS registrados num contexto geral, podemos imaginar que esse número possa estar em uma porcentagem mais assustadora ainda, pois, poucas pessoas tem preocupação de prevenção, sem falar de realizar o exame regularmente.


É preciso ter cabeça no lugar e evitar relações sexuais sem o uso de preservativos, pois, esse vírus maldito não tem cor, nem raça e muito menos aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe