quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Romualdo caminha tranquilo para a ‘re-reeleição’ na câmara de Bacabeira.



O presidente da câmara municipal de Bacabeira, vereador Antonio Romualdo (PTB) caminha tranquilamente para a terceira eleição consecutiva ao cargo de presidente do legislativo bacabeirense, sem nenhum outro vereador da casa a lhe ameaçar a vaga.

Mesmo que a legislação atual impeça Romualdo de concorrer ao cargo novamente, pois o regimento interno da câmara veta a reeleição para presidente da câmara, há, segundo informações, um Projeto de Resolução tramitando na casa, mudando a legislação vigente tornando válida a reeleição para o cargo de Presidente da Câmara de Bacabeira.

Neste sentido, suspeita-se que Romualdo tenha pretensões de concorrer novamente ao cargo de comandante do legislativo municipal.

Acordo possivelmente quebrado

Segundo o Informante biônico, há um acordo firmado entre dois vereadores da casa, que, por sinal, são do mesmo partido, o PTB. Romualdo e Antonio Carvalho (Carvalhinho) teriam firmado compromisso de, em cada biênio, um ser eleito presidente da câmara com o apoio mútuo de toda a bancada. Mas, ao que parece, esse acordo não será cumprido.

Pelo acordo, Carvalhinho seria o próximo candidato do grupo a “sentar” na cadeira de presidente. No entanto, com o projeto de resolução circulando pela câmara, as pretensões de Romualdo são, ou é outra.

As investigações do Informante biônico apontam para uma possível re-reeleição do atual presidente Antonio Romualdo, deixando cair por terra o acordo firmado no final de 2012.

Se de fato se concretizar esse descumprimento, Romualdo poderá “reinar” mais uma vez no biênio 2015/2016, mesmo por que, detém o apoio da maioria dos vereadores.
Os únicos vereadores que poderão “peitar” isso de frente, caso se torne verdade, é o próprio Carvalhinho, ou a vereadora Dineide Ramos (PR).

É inegável que a estrutura física da câmara melhorou e muito na gestão de Romualdo nestes 2 mandatos a frente daquele poder. Mas, seria interessante ceder lugar a outros que sentem o desejo de, também, tratar o poder legislativo bacabeirense com seriedade e honradez.

Recapitulando 2010

Na primeira eleição de Romualdo como presidente da câmara em 2010, a eleição da mesa diretora com apenas uma chapa quase se tronava possível. Mas, o ex-vereador e atual titular do blog, Jefferson Calvet, conseguiu reverter a situação e formar outra chapa para concorrer democraticamente naquele ano. E, detalhe: Quase conseguiram eleger seu candidato, o ex-vereador Carlito, perdendo a disputa pelo voto de 5x4.

A câmara de vereadores de Bacabeira possuem 9 parlamentares. Não seria democracia se apenas uma chapa de 4 membros disputasse a eleição da mesa diretora. O que fariam os 5 vereadores que não entrarão na chapa? Onde fica a democracia nesse negócio?


Ainda tem tempo para articular bem. Afinal, outubro (provável mês para a eleição) ainda está longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe