terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Costa Ferreira pede o fim do fator previdenciário



O deputado federal Costa Ferreira (PSC/MA) apresentou na câmara dos deputados o requerimento nº9417/2014 objetivando a apreciação do projeto de Lei que pede o fim do fator previdenciário no Brasil.

O Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que trata do fim do fator previdenciário está pronto para ser votado e somente esperar ser colocado em pauta. Ao extinguir o fator previdenciário fará com que o salário da aposentadoria volte a ser calculados de acordo com a média aritmética simples até o máximo dos últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses.

O fator previdenciário, chamado de mecanismo perverso, relevou-se uma medida injusta na hora da aposentadoria do trabalhador, pois reduz severamente os salários, chegando a reduzi-lo, em média, 30% em relação ao valor da contribuição e, em alguns casos, chega a comprometer a metade do benefício.

O fator previdenciário é um cálculo complicado que se baseia em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado, tomando por base a tabela do IBGE.

O argumento que sustenta a necessidade do fator previdenciário como elemento fundamental de equilíbrio das receitas da Previdência não resiste a uma análise sobre os verdadeiros fatores de fuga de capitais do órgão. A sonegação praticada por muitas grandes empresas e profusões de fraude são os verdadeiros fatores do déficit da Previdência Social.

Manter o fator previdenciário é andar na contramão do processo social que ocorre no Brasil, em que milhões de pessoas têm saído da pobreza, torna-se discrepante sustentarmos tal defasagem no salário de quem se aposenta.

Demais, para que uma pessoa possa se aposentar de forma legal é preciso o aval de especialistas do setor público, como médicos e outros profissionais, que analisam todas as questões pertinentes.

Não raro, os aposentados comprometem boa parte do salário com a manutenção de sua saúde, incluindo a compra de remédios.


Segundo o deputado, o projeto que pede o fim do fator previdenciário deve figurar entre as matérias relevantes que a Casa precisa pautar e votar no ano de 2014. “Por essa razão, apelo ao nobre Presidente Marco Maia para que coloque o Projeto 3299/08 em pauta, pois precisamos apreciar essa matéria o quanto antes e solucionarmos esse agravo na qualidade de vida do trabalhador brasileiro que se aposenta pelo critério do fator previdenciário”. Concluiu Costa Ferreira.

5 comentários:

  1. Quando será meu DEUS, que este maldito fator vai acabar?Tem tantos anos e nada se resolve.A presidente DILMA não gosta do trabalhador,ela está fazendo igual o LULA falou que acabaria com este maldito fator e nada fez,só mentiu e iludiu o pobre do trabalhador.Até hoje não me aposentei esperando que acabasse com este fator e até agora nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em são paulo os aposentados estão se movimentando para votar em marina, pois é melhor que dilma, repasse para o resto do Brasil.

      Excluir
  2. Prezado deputado, V.Exa está atrasado com relação ao pedido do fim do maldito fator. A sua iniciativa está digrida ao Deputado Marco Maia, da legislatura passada, aquele que junto com o Michel Temer, e agora com Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara, continuam preterindo a medida de urgência, já aprovada, para continuar nos enganando.
    marcelocmaj@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos avisar aos aposentados que em sua mioria os politico sao metirosos, estao tentado votar o FATOR PREVIDENCIARIO, MAIS É MENTIRA, É PORQUE AS ELEIÇÕES PATEU AS PORTAS, VAMOS TROCAR TODOS , PARA DERRUBAR O FATOR MARINA É MELHOR QUE TODOS.

      Excluir
  3. pessoal voces estao com a razao vamos votar na marina . pois o tal deputado faria de sa e um demagogo se ele quiser acabar com o fator previdençiario ele e o tal paulinho da f sindical p pahim eles covocavam uma greve antes das eleiçoes dos aposentados aposentados vamos votar na marina silva e r campos

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe