terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dois casos de hepatite viral são detectados em Rosário




Duas crianças que residem no povoado Salva Terra, zona rural da cidade de Rosário, contraíram hepatite viral, provavelmente hepatite do tipo A (doença infecciosa que atinge o fígado); foi o que informou o vereador Sandro Marinho (PSD) na tribuna da câmara, na sessão da última segunda-feira (24).

Segundo o parlamentar, as duas crianças tem 04 e 07 anos de idade, e estão em estado de saúde complicado. Sandro disse ainda que a equipe de vigilância epidemiológica do município teria que realizar o exame clínico na quinta-feira passada, dia 19, mas não compareceu na residência dos pacientes. Segundo o vereador, só foi possível obter o diagnóstico da doença graças à equipe do governo do estado, que usou materiais para a realização do exame e detectar a doença.

O blog entrou em contato com a presidente do conselho de saúde do município, que nos contou sobre a situação dos menores. Segundo informações, as crianças estão em casa.

A doença

A maioria das hepatites agudas é assintomática ou levam a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A, que pode cursar de forma subclínica. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados, e os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. A falta de higiene ajuda na disseminação do vírus. O uso na alimentação de moluscos e ostras de águas contaminadas com esgotos e fezes humanas contribui para a expansão da doença. Uma vez infectada a pessoa desenvolve imunidade permanente. Existe vacina segura para hepatite A. A transmissão através de agulhas ou sangue é rara. Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarreia. A icterícia é mais comum no adulto (60%) do que na criança (25%). A icterícia desaparece em torno de duas a quatro semanas. É considerada uma hepatite branda, pois não há relatos de cronificação e a mortalidade é baixa. Não existe tratamento específico. O paciente deve receber sintomáticos e tomar medidas de higiene para prevenir a transmissão para outras pessoas. Pode ser prevenida pela higiene e melhorias das condições sanitárias, bem como pela vacinação. É conhecida como a hepatite do viajante. O período de incubação do vírus da hepatite A é de 30 dias.

Um comentário:

  1. no hospital nem nebolizador tem quanto mais tratamento para epatite me poupe

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe