sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Refinaria Premium será usada novamente como trampolim eleitoral



Blog do John Cutrim – O jornal O Estado do Maranhão estampa, na edição desta quinta-feira (27), que em abril será iniciado o processo licitatório para implantação da refinaria do Maranhão.

Usada de forma eleitoreira para a governadora Roseana Sarney se eleger em 2010, a promessa volta à tona agora na medida que se aproxima as eleições de outubro. Não há dúvidas de que a refinaria será usada novamente como grande promessa do candidato a governador da oligarquia. Será anunciada como a redenção do Maranhão, alavancando o desenvolvimento e gerando milhares de empregos, assim como prometerem na eleição passada.

O projeto da refinaria Premium I da Petrobrás, em Bacabeira, foi anunciada durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, e chegou a ter cerimônia de lançamento no Maranhão com a presença de Roseana Sarney, à véspera da eleição de 2010. A refinaria de Bacabeira, junto com a promessa de entrega dos 72 hospitais, foi o mote da promessas da filha do senador José Sarney para se reeleger. Mas, em 2012, a Petrobras, sob gestão de Graça Foster, colocou o projeto na geladeira para revisão.

Lentidão
A inviabilidade da construção da refinaria provocou um grande prejuízo à economia local. Especulação imobiliária, empresas fecharam as portas, trabalhadores ficaram sem emprego.

A debandada foi geral

Empresários e comerciantes instalados na região que ainda acreditavam no ‘Eldorado’ representado pelo megaempreendimento bateram em retirada em março de 2013.

Um comentário:

  1. O inferno existe!
    (Cracolândia)

    ...Hoje fui ao inferno. Não um inferno “de fogo e ranger de dentes”, muito menos um inferno de historia mítica e lendas, mas um inferno real; tão real e próximo de mim. Vi dezenas de seres humanos (Adultos, jovens e crianças), descalços, sujos esqueléticos e famintos em um vaivém desesperado, frenético e sem rumo, em devaneio coletivo. Vi em seus rostos a desesperança, desespero e o medo e em seus olhos um grito de socorro. Aprisionados, torturados e humilhados, tragados de suas casas e famílias por uma das mais terríveis das drogas (O Crak). Desprezados de tudo e de todos e a mercê da própria sorte. O pior de tudo é saber que ali é apenas uma célula de um inferno global e que existem centenas e milhares de outras espalhadas no Brasil e no mundo.
    E o mais terrível ainda é saber que a guerra contra as drogas já foi perdida e que hoje ela movimenta milhões e milhões de dólares por ano, mais que muitos países pobres no mundo e que os governos mais poderosos da terra não tem mais como inibi-la. Isto é fato! O que será de nossas futuras gerações? (filhos e netos...)
    O inferno existe e o senhor do mal é o crak!

    (Guilherme-Guilherme)

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe