terça-feira, 18 de março de 2014

Prefeitura de Bacabeira intensifica ações de prevenção e combate à Leishmaniose



A prefeitura de Bacabeira, através da secretaria de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e combate à Leishmaniose no município.

Dois técnicos do Ministério da Saúde e uma médica veterinária foram mobilizados e estão realizando, com celeridade, o exame de sangue, em animais domésticos e de rua, na sede do município. Nos povoados e distritos de Peri de Baixo e Peri de Cima, equipes do Programa Saúde da Família – PSF estão realizando palestras e distribuindo panfletos alertando a população sobre a doença como, formas de contágio, sintomas e principais cuidados. “Temos uma grande preocupação em fazer com que as informações sobre a doença cheguem a todos, por isso decidimos realizar atividades de campo diariamente, para conscientizar os moradores sobre os perigos da leishmaniose”, declarou a secretária municipal de Saúde, Tatá Torres.

O material já coletado foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão para diagnóstico. De acordo com a veterinária Alexandra Evangelista Fernandes, que está realizando o trabalho em Bacabeira, caso haja confirmação da doença, será realizado um terceiro procedimento. “Caso o resultado do exame seja positivo, o animal doente deverá ser sacrificado para evitar a contaminação em humanos e em outros animais”, disse.

Leishmaniose visceral

A Leishmaniose é causada por um protozoário e os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentarem sinais clínicos. Estes animais são fontes de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde pública. Normalmente, quando os cães são contaminados por Leishmaniose apresentam os seguintes sintomas: apatia, lesões de pele, queda de pelos (inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas), emagrecimento, conjuntivite e crescimento anormal das unhas.


Ascom – Prefeitura de Bacabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe