sexta-feira, 25 de abril de 2014

'Entupimento' do Estreito dos Mosquitos causa impactos ambientais




Onde está a Secretária de estado do Meio Ambiente (SEMA) que não toma uma providência a fim de barrar uma aberração da empresa que está fechando o leito do canal da Baia de São José de Ribamar, no Estreito dos mosquitos?

Moradores e pescadores do bairro de Estiva, em São Luis, reclamam de que parte das obras do remanejamento da adutora Italuís, no trecho de Campo de Perizes, está aterrando parte do braço de mar sob a ponte Estreito dos Mosquitos e desmatando a mata nativa de mangue da região.

A obra tem a participação dos governos federal e estadual e está sendo executada pelo Consórcio EIT Construções, Edeconsil Construções e Locações e PB Construções, com prazo de conclusão de 365 dias e custo de R$ 106,9 milhões.

Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores de São Luís, Raimundo dos Santos Serra, há mais de dois meses, máquinas pesadas contratadas pelo Consórcio desmataram parte da vegetação composta por coqueiros e outras árvores, para chegar as margens do rio. A partir daí, um trecho do braço de mar começou a ser entulhado com pedras e areia.

O pescador e morador da Estiva, Reinaldo Gomes, contou que nasceu no local e que, desde criança, já pescava com o pai e o avô. Ele relatou que antigamente era impossível atravessar o rio a nado, mas atualmente o feito já pode ser realizado a pé.

“Tem determinados trechos em que conseguimos atravessar caminhando. O Estreito dos Mosquitos está secando, os nossos peixes estão morrendo por conta da poluição dessas fábricas instaladas em seu entorno. É comum encontramos peixes com uma coloração esverdeada boiando por aqui. Sem contar as doenças alérgicas e de pele que contraímos ao entrar na água. Eu mesmo já fui vítima e fiquei com o corpo todo coçando. A nossa preocupação é que o rio seque, pois, as nossas famílias sobrevivem daqui”, declarou. (Do Portal do Munim com alterações)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe