quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dutra pede fiscalização em obras inacabadas no Maranhão





Na tarde de ontem (27), o deputado federal Domingos Dutra deu entrada em requerimento que solicita à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle uma diligência externa no Polo de confecções de Rosário, no Maranhão, para verificar os cemitérios de obras inacabadas e dos distritos de irrigação nos municípios de Palmeirândia, Magalhães de Almeida e São Mateus.

Em 1994, Roseana Sarney, Governadora do Estado do Maranhão, inaugurou o Polo de Confecção prometendo criar 10 mil empregos diretos e exportar roupas para todo o mundo.

Após 20 anos, R$ 300 milhões foram desviados do Banco do Nordeste, 3.600 famílias estão endividadas e o local aonde seria o polo de confecção se transformou em um cemitério composto por prédios deteriorados no meio do mato, onde centenas de máquinas estão apodrecendo em galpões e nenhum metro de roupa foi produzido. Mesmo com todos os indícios de corrupção, não se tem notícias de nenhuma punição aos responsáveis.

“Apesar de o Maranhão segurar sempre como o Estado mais pobre do Brasil, verificamos a existência de verdadeiros cemitérios de obras inacabadas que consumiram milhões de reais que deveriam ter sido aplicados corretamente para gerar renda e emprego para nossa gente. Este é um dos motivos da pobreza extrema da maioria dos maranhenses e da riqueza abundante de uma minoria que há 48 anos desgoverna o Maranhão”, explanou o deputado.

O deputado pede a fiscalização também em três perímetros de irrigação existentes no Estado com quase 20 mil hectares, que apesar do investimento de milhões de reais, se transformaram também em cemitérios de equipamentos e obras deterioradas.

O primeiro é o Distrito de Irrigação da Baixada Ocidental Maranhense (DIBOM), no município de Palmeirândia, totalmente destruído, com maquinários abandonados e com os canais de irrigação deteriorados. O segundo é o Distrito de Irrigação Hidroagrícola São Bernardo, no município de Magalhães de Almeida, também abandonado.

O terceiro é o Projeto Salangô, em São Mateus, onde o derrame de dinheiro público foi escandaloso, expresso em mais de R$ 66 milhões.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe