terça-feira, 20 de maio de 2014

ROSÁRIO: Vereador propõe avaliação ortopédica em escolas do município


O vereador Luis Carlos, o Kiko (PP) propôs, na sessão da última segunda-feira (19) através de um projeto de lei, a realização de avaliação ortopédica da coluna, mais conhecido como “teste do minuto”, em alunos das escolas da rede pública e privada do município de Rosário.

O projeto do vereador Kiko, visa, a priori, detectar problemas relacionados à má postura, o que pode causar sérios problemas à coluna. O projeto prevê avaliação ortopédica da coluna dos alunos através de profissionais especializados, onde farão observação de simples movimentos da criança ou do jovem, a fim de identificar em tempo, problemas de posturas.

Os alunos terão direito a avaliação a partir de seu ingresso em escolas públicas ou privadas, das redes estadual e municipal e, ao final de cada ano letivo, tendo fim somente quando terminar o ensino fundamental.

Na defesa da matéria o vereador disse que grande incidência de problemas de desvio da coluna em alunos, na maior parte, diagnosticados como escoliose infantil ou juvenil, tem preocupado o Ministério da Saúde e, até mesmo, a classe médica especializada no assunto, no caso a ortopedia, que alerta para as consequências de não identificar e corrigir o problema a tempo.

Para Kiko, vícios de posturas ao sentar e excesso de peso nas mochilas escolares são umas das principais causas de desvio de coluna. O teste ou avaliação dura em média um minuto e pode identificar problemas graves de coluna.

O projeto n° 012/2014 foi aprovado como objeto de deliberação e deverá retornar à pauta já na sessão da próxima semana para votação definitiva.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

3 comentários:

  1. ESTE PROJETO É DE GRANDE ALCANCE SOCIAL, POIS MUITOS JOVENS HOJE PASSAM MUITO TEMPO EM FRENTE AO COMPUTADOR EM CASA OU EM LAN HOUSES E SABEMOS QUE DIAGNÓSTICOS PRECOCES SÃO GARANTIA DE CURA.
    ESTÁ DE PARABÉNS O VEREADOR LUIZ CARLOS (KIKO)

    ResponderExcluir
  2. VALEU VEREADOR KIKO, A SUA PREOCUPAÇÃO É VÁLIDA, AGORA É ESPERAR QUE NOSSA PREFEITA SANCIONE E PONHA EM PRÁTICA ESTE PROJETO DE LEI!!! SUA PARTE VC ESTÁ FAZENDO COMO LEGISLADOR.

    ResponderExcluir
  3. ESTA IDEIA PODERIA SER ADOTADA TAMBÉM PELOS AGENTES DE SAÚDE, POIS O TESTE É RÁPIDO E PRÁTICO, AXO Q COM UM CERTO TREINAMENTO PODERIA SER FEITO POR ELES TAMBÉM E ATINGIRIA UM NÚMERO MAIOR E MAIS RÁPIDO DE CRIANÇAS ROSARIENSES EM NOSSO MUNICÍPIO.
    VC ESTÁ DE PARABÉNS VEREADOR KIKO

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe