terça-feira, 24 de junho de 2014

TCU divulga lista dos ficha suja e Raimundo Monteiro, Ildon Marques, Deusdedith Sampaio, Rubens Pereira e Zé Vieira estão inclusos

Do Atual7


Foi entregue pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, nesta terça-feira (24), a lista de gestores e ex-gestores com contas julgadas irregulares pelo TCU. Encaminhada à Justiça Eleitoral em anos de eleição até o dia 5 julho, a lista serve de base para impedimentos ao exercício de cargos públicos, devido ao integrante ser enquadrado como ficha suja e ter seu nome incluído na Rede de Controle e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).

De posse da lista, o blog apurou que, dos 6.500 condenados pelo tribunal, quase mil são do Maranhão. Há caso em que ex-prefeitos maranhenses foram condenados em quase 20 processos.

Dentro os mais conhecidos, o presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores e ‘pré-candidato’ à primeira suplência de senador na chapa de Edison Lobão Filho, o Edinho (PMDB), o ex-presidente do Incra, Raimundo Monteiro dos Santos, é dos nomes apontados pelo TCU como ficha suja. O ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PSDB), e o ex-prefeito de Açailândia, Deusdedith Sampaio (PDT), também aparecem na lista dos gestores e ex-gestores com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União.

Pela oposição figuram nomes como os do ex-deputado estadual Rubens Pereira, pai do líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), e o do deputado federal Zé Vieira (PROS). Assim como Monteiro e Ildon Marques para Edinho, Rubens Pereira e Zé Vieira são aliados de primeira hora e trabalham para a eleição do pré-candidato comunista Flávio Dino.

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) e o deputado estadual Raimundo Louro (PRB) também aparecem na lista. Ela e o também condenado por corrupção, Humberto Coutinho, são apoiadores de Dino. Já Raimundo Louro é apoiador de Edinho Lobão.

O julgamento das contas como irregulares é uma das hipóteses previstas Lei Complementar 135/2010, a ‘Lei da Ficha Limpa’, para que a Justiça Eleitoral declare a inelegibilidade de uma pessoa.

A lista completa dos condenados pelo TCU, que pode ser atualizada até o final de 2014, será divulgada pelo blog nesta quarta-feira (25).

Veja a lista completa do Maranhão, iniciando pela página 128

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe