quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Flávio Dino apresenta plano que une educação e trabalho para os jovens




O candidato a governador do Estado Flávio Dino defendeu a importância de associar o ensino médio à educação profissionalizante durante encontro com professores e diretores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  
“Se queremos, de fato, um Maranhão com Justiça Social, nós temos que superar a situação atual em que apenas poucos têm oportunidades. E todo mundo concorda que a educação é o caminho fundamental para superação de tais desigualdades”, disse Flávio. 
O Programa de Governo apresenta o compromisso de promover a educação profissionalizante como prioridade. O objetivo que os jovens tenham facilidade para arrumar bons trabalhos.
Para isso será criado o Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (IEMA), que vai atuar em articulação com as unidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Sistema S. Ele vai funcionar como braço do Estado para o ensino profissionalizante.  
Compromisso
Durante o encontro, Flávio Dino, que é professor há 20 anos, falou de seu empenho com a qualidade da educação e de sua atuação em benefício de estudantes e professores.
Ele lembrou o trabalho quando ainda era deputado federal com a aprovação, por exemplo, da Lei do Piso Salarial dos Professores e também da reserva de um terço de hora-aula para ações como planejamento e demais atividades extraclasse. 
Estado rico e com desenvolvimento
Diversos professores aprovaram as propostas de Flávio Dino para a educação do Estado. Ressaltando a importância do papel do Instituto Federal, o reitor Roberto Brandão acrescentou que a instituição tem o olhar voltado para a melhoria da qualidade de vida da população. Hoje com 26 campi, o IFMA conta com mais de 32 mil alunos e dois mil e 500 funcionários, entre professores e profissionais da área administrativa. “Temos a visão que o Maranhão pode dar certo. Não podemos continuar sendo esse Estado rico, mas sem desenvolvimento”, disse.
Para o professor Batista Botelho, o governo deve assegurar condições para os maranhenses viverem melhor. O mesmo foi defendido por Júnior Catatau, também professor e membro do Movimento Cultural Popular, que espera um Maranhão melhor e de igualdade para a população. Como educador e formador de opinião, ele disse que tem compromisso com os avanços sociais e acredita no sonho de um Estado de todos.
De São Raimundo das Mangabeiras, o professor Eudóxio Gomes reforçou o desejo de um Estado com dignidade para “esse povo sofrido. Nós sabemos que podemos ter um Maranhão melhor”, disse. 
Educação como solução
Em visita na última semana a Santa Rita, Flávio Dino narrou a história de uma família da cidade. Orgulhosos por um poço que estavam construindo no quintal de casa com auxílio de pá e balde, disseram que o objetivo era a irrigação da lavoura que possuíam.
A história comoveu o professor Valdir Damasceno, que conviveu com essa mesma situação no município onde nasceu, em São Benedito do Rio Preto. “Essa é a realidade de milhares de maranhenses. Por isso, a importância da educação para melhorar a qualidade de vida. Comecei a estudar com 11 anos e foi através da educação que hoje sou professor”, afirmou.
Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe