terça-feira, 30 de setembro de 2014

Grupo Sarney tenta se renovar no Maranhão




Já no final de linha da vida política, a oligarquia Sarney no maranhão está tentando se renovar, candidatando seus filhos e netos a cargos de governador, deputado estadual e federal, para ocupar o lugar da velha guarda no estado.

Vejamos a lista dos “novos”, prováveis ou não, ocupantes da “nova velha guarda” da política maranhense, que tentam dar continuidade a 50 anos de poder dos quase ‘aposentados’ velhos oligarcas.

Iniciaremos a lista com o candidato a governador Edinho Lobão (PMDB), filho do ministro de minas e energia e ex-governador do grupo Sarney, Edison Lobão, e apoiado pelo atual governo do estado.

Em baixa nas pesquisas, Edinho é o mais novo concorrente ao trono do palácio dos Leões, e busca a ‘‘renovação’’ e continuidade do poder que já dura 5 décadas.

Outro que tenta se firmar como tradição da família é o neto do senador e ex-presidente da república, José Sarney, e filho do deputado federal Sarney Filho, o jovem Adriano Sarney (PV). Adriano é o único da família Sarney candidato a deputado estadual, que, tem, também, o pai candidato a deputado federal.

A fantasiosa renovação continua e quem deve ser eleita deputada estadual é a filha do secretário de estado da saúde e deputado Ricardo Murad, que, por sua vez, é cunhado de Roseana Sarney, governadora do estado.

Andréia Murad (PMDB) é a candidata da família Murad e deve ocupar o lugar do pai na Assembléia Legislativa do Maranhão como uma das mais votadas em sua coligação.

Ricardo preferiu não concorrer ao pleito, decidindo permanecer à frente da secretaria de saúde.

Outro que endossa a lista de candidato a deputado federal, mesmo que de forma mais complicada, é João Marcelo (PMDB), filho do também ex-governador e atual senador do maranhão, João Alberto.

João Marcelo é outro filho que visa dar continuidade ao trabalho do pai na política maranhense. Mesmo sendo agraciado com a maioria dos prefeitos que apoiavam o deputado Gastão Vieira (hoje candidato a senador pela oligarquia), João Marcelo tem chances remotas de conseguir o objetivo.

De acordo com as pesquisas e o cenário atual da política estadual, podemos dizer que, dos quatro candidatos citados, apenas Edinho Lobão é o que está em pior situação de eleição. João Marcelo também tem chances remotas, mas não é descartada sua vitória.

Adriano Sarney e Andréa Murad estão em situação mais confortável, pois fazem parte do chapão que deve eleger 22 dos 42 deputados, que corresponde a metade das vagas disponíveis na Assembléia Legislativa.

Eis aí a renovação do grupo Sarney.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe