sábado, 25 de outubro de 2014

Roberto Rocha analisa que abstenção favorece Aécio Neves



A um dia das eleições presidenciais, o senador eleito do Maranhão, Roberto Rocha, analisou o panorama da corrida presidência entre a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT), e o senador Aécio Neves (PSDB). Para ele, a abstenção, que já foi grande no primeiro turno, vai beneficiar o candidato tucano nesta segunda etapa das eleições.
Segundo Roberto Rocha, a abstenção já foi elevada no primeiro turno, quando o cenário foi de 19,5% de não votantes, ou seja, 27,7 milhões de eleitores, quase os votos totais da terceira colocada no pleito, Marina Silva, que obteve 21%. “O segundo turno tem uma abstenção ainda maior, pela ausência dos candidatos a deputado”, analisou.
O senador eleito pelo Maranhão destacou que esse cenário é favorável a Aécio Neves, já que a abstenção, sobretudo no segundo turno das eleições, costuma ser maior nas regiões Norte e Nordeste, principal reduto eleitoral de Dilma Rousseff. “Essa abstenção é ainda maior onde não tem segundo turno para governador, como é o caso do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Bahia, exatamente os lugares onde Dilma teve mais votos que Aécio”, observou Roberto Rocha.
Ele examinou também que a abstenção costuma ser maior em regiões mais pobres e exemplifica que isso explica porque as últimas pesquisas em 2002, 2006 e 2010 e o primeiro turno de 2014, do Ibope e Datafolha, erraram além da margem de erro em favor do PT e desfavor do PSDB. “Não é má fé destes institutos, eles simplesmente não tem como medir a abstenção”.
Desta forma, Roberto Rocha acredita que a atual conjuntura é mais favorável para o candidato tucano do que para a petista, e crê que Aécio Neves será o próximo  presidente do Brasil. “Sendo assim, creio que Aécio vence com pelo menos 3%”, completou.
Outro fator destacado pelo senador é a economia. Segundo ele, o tema vem sendo preponderante na história das eleições. "Esta eleição será definida pela mesma senhora que definiu a eleição no Brasil em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, bem como em todos os países democráticos. A senhora economia", explicou Roberto Rocha.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe