quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ilhas de calor provoca desconforto

Por Alan Jorge Saraiva Luz
Especialista em Gestão e Educação Ambiental



Por onde andamos ouvimos das pessoas, reclamações entre si, devidas o insuportável calor. Na verdade, trata-se de um fenômeno climático chamado illhas de calor, tal acontecimento dar-se em cidades onde predomina a urbanização em grande escala, (ruas, avenidas asfaltadas) além de concretos (prédios, casas bem como outros diversos tipos de construções, ficando a temperatura inferior nas regiões rurais nas adjacências, também a ausência seja por retirada ou por falta de plantio de arvores e plantas, conjuntamente com altíssima quantidade de poluição atmosférica, dão origem a outro fenômeno conhecido como aquecimento global, indiscutivelmente, sentimos literalmente na pele esses efeitos.

Acreditamos que toda essa problemática ambiental, não poderá mais ser freada, infelizmente, pois avança em velocidade vertiginosa, rumo a destruição do planeta terra”. Caso os procedimentos usados até agora, como medida mitigadora, não mudarem! Como sugestão do autor, seria viável, a conscientização e sensibilização para todos em caráter de urgência, por meio de palestras, campanhas e cursos de Educação Ambiental, tanto formal quanto informal, com patrocínio dos poderes públicos, municipal, estadual e federal e empresas privadas sem exceção, bem como atuação direta, responsável pela causa por profissionais: Gestores Ambientais, Biólogos, Geógrafos, áreas afins, Associações de Bairros, Instituto Ambientais (Ongs) etc... Toda a população envolvida com uma só finalidade, “em fazer emergir das profundezas do mar da negligência, com o uso da transformação, a motivação e interesse verdadeiro em prol de todos seres vivos existente neste globo terrestre”. Para tanto, devemos ter a certeza de que somos capazes e não precisamos de tempo e nem aprendizagem adicional para começamos, algo já, principalmente aquilo que quase nada foi feito, de maneira positiva até agora por muitos, com repercussão extremamente coletiva.

Talvez para alguns e/ou seja um delírio este nosso conceito, mas, eles em seu momento de reflexão rápida ou demorada, tanto faz, certamente lembrarão das desproporcionalidades climáticas, aonde deveria chover é seca já em outras regiões, existe enchentes. O homem vem transformando a natureza, de maneira negativa com o uso de agressões (efeito do homem).

Apontamos a existência de procedimentos que poderiam dar-nos um novo recomeço generalizado no planeta terra, primeiro momento a divulgação associado a aceitação da população e o desejo incontrolável de mudança com o uso de procedimentos inovadores, norteado pelos caminhos outrora traçados pela Educação Ambiental, mesmo sabendo, “ Há um abismo entre a teoria e a pratica” livro arte da guerra.”

1 - As produções de tijolo ecológico para construções de edificações e reformas possuem diversas vantagens, dentre as quais podemos destacar: - Isolamento térmico e acústico gerados pelos furos no meio dos tijolos que formam câmaras de ar.

2- Telhado verde seria outra medida considerada plausível que consideramos uma das principais: Redução ilha de calor nas cidades.

3 – A criação de parques com fartas arborizações como paliativo do calor em locais onde a população é numerosa, contenção e evitar o mal uso da água a busca por medidas de pronto atendimento as famílias que se encontram-se em situação de risco em situações climáticas extremas.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe