sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

População encontra monumento da história ferroviária de Rosário


(Foto: Gérson Linhares)

A população do município de Rosário encontrou, durante escavação na obra de restauração e revitalização da estação ferroviária, realizada pelo Governo Federal, um monumento que faz parte da história da ferrovia antiga. Trata-se de um achado arqueológico, um resquício do passado, memória da história ferroviária que há décadas foi abandonada em Rosário.

A peça encontrada (foto) por operários da empresa responsável pela restauração do complexo ferroviário compõe o antigo virador, que era responsável para girar o trem em diversas direções na antiga linha férrea, pois, naquela época, ainda não existia locomotivas que trilhassem de ré, como existe hoje em dia. Por essa razão, essa peça, o virador, fazia essa função.

(Foto: Gérson Linhares)
Segundo os mais antigos, o trem se posicionava sobre o virador, que os posicionavam em caso de troca de direção. Ainda segundo informações, a peça pode fazer parte do eixo do virador.

Algumas pessoas, principalmente os que viveram a época da antiga estação, ficaram maravilhados com o achado. Para eles, o monumento deveria ser restaurado e colocado em um local para servir como acervo memorial, uma relíquia, já que está previsto no projeto de restauração e revitalização do complexo.

A prefeitura foi acionada por populares para recolher o achado, mas, segundo informações, até a tarde de ontem (11) a peça ainda estava no mesmo lugar.





Veja algumas ilustrações: 







Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

7 comentários:

  1. lembrando que a obra é exclusivamente do IPHAN a Prefeitura tem zero participação desde que Bimba entregou a obra do complexo para Kátia Bogea porque a Prefeitura estava inadimplente com um convênio que Ivaldo fez e não investiu no lugar pelo Ministério do Turismo. Existe até o projeto de lei de 2009 de Necó que devolve o complexo para o governo federal (no caso o iphan) até que a obra seja concluída cono parte da comemoração dos 400 anos de Rosário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muita idiotice desse povinho medíocre, a obra é de Rosário, para a população de Rosário. Bando de Políticos de M... vocês vão ter que engolir essa.

      Excluir
  2. Quanta decepção, até uma obra que vem beneficiar a cidade de Rosário culturalmente, aparecem idiotas discutindo autorias. Isso é coisa de políticos medíocres.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bimba pela obra do complexo ferroviário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIA VER SE ELE TIVESSE BOTADO A MÃO NESSA GRANA SE TERIA IDIOTAS DIZENDO PARABÉNS BIMBA.

      Excluir
    2. irlai e sua corja , só não vai brigar porque sabe que a peça não é de ouro e nem prata, se fosse pelo menos de bronze...resumindo, são tudo farinha do mesmo saco. outra coisa, nem vereaddor e nem prefeito tem autonomia pra dar ou receber a estação ferroviária, na verdade esses politicos são uns bandos de aproveitadores e querem aparecer com os nomes pra da ibope. a ferrovia pertencia a reffsa e depois passou pro consórcio da cfn e agora o iphan ta resgatando e restaurando. ACORDA ROSÁRIO, esses politicos tão brincando com a inteligencia de vcs.

      Excluir
    3. Mas foi Bimba quem conseguiu a obra, ele apenas dou o prédio de volta ao governo federal no caso o Iphan que é um orgão quem realiza esse tipo de obra

      Excluir

Acesse, comente, compartilhe