segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Conselho Tutelar está praticamente abandonado em Rosário

Prédio não têm condições físicas de prestar serviços em defesa à criança e ao adolescente do município de Rosário.



O prédio onde funciona o conselho tutelar na cidade de Rosário está praticamente abandonado. Pelo menos foi o que contou uma senhora que preferiu o anonimato ao fazer a denúncia.

Nas imagens enviadas à redação do blog é possível ver, claramente, o abandono do poder público em relação a um órgão tão importante para a sociedade e o município quanto o Conselho Tutelar.

Ligado diretamente ao ministério Público e a delegacia de proteção à criança e ao adolescente, o CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção, o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

As prefeituras são ou deveriam ser responsáveis pela estruturação dos conselhos tutelares, bem como as responsabilidades com a folha de pagamentos dos conselheiros. Porém, infelizmente, alguns municípios deixam os conselhos ao leu da própria sorte ou até mesmo abandonam.

Em Rosário, por exemplo, as imagens dão conta de um certo abandono. Percebe-se que a parte estrutural interna e externa do prédio está totalmente fora do padrão para atendimento ao público. Lá, segundo a denunciante, não tem condições mínimas de realizar atendimento com demandas como de costume. A falta de incentivos é tamanha, que até a marca da administração anterior é a que ainda prevalece no que resta de pintura e pouca visibilidade da fachada do prédio, sem contar os revestimentos das paredes que estão caindo, o forro apresenta goteiras e o mato toma de conta da parte externa.

Se não bastasse os problemas de estrutura, a sociedade também reclama da falta equipamentos necessários para o bom desempenho do conselho. Um dos equipamentos necessários é o computador que, segundo informações, está queimado há meses, o que impossibilita o trabalho do CMDCA. Outra necessidade, segundo a usuária, é a falta de transporte próprio para realização de diligencias. “Estou denunciando por que preciso dos serviços do conselho tutelar, mas as condições não permitem que o trabalho saia a contento,” contou.

Veja as fotos enviadas ao blog:









Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

9 comentários:

  1. QUANTA FALTA DE INADIMPLÊNCIA COM UM ÓRGÃO TÃO IMPORTANTE PARA SOCIEDADE

    ResponderExcluir
  2. Falta tudo em Rosário, mas falta mesmo é vergonha na cara da prefeitinha irlari.

    ResponderExcluir
  3. transporte tem mas o carro está na garagem da prefeitura

    ResponderExcluir
  4. Nao esta so um caos o estado do predio,tmbm a vontad d agir dos cnselheiros,nao cumprem cm suas palavras e vao a visitas somente com muita insistencia do familiar da criança ou pais...iso er uma vergnha.

    ResponderExcluir
  5. Só estão recebendo o dindi e nada de trabalhar misericórdia.

    ResponderExcluir
  6. Vai lá, fazer visitas a pé com eles no sol quente... Carro em manutenção e moto no prego.

    ResponderExcluir
  7. Que visita que o conselho conselho tutelar faz? Nunca vi nenhum conselheiro tutelar na porta de festa nenhuma.

    O conselho eu não vejo, já os menores eu vejo todos os dias usando drogas ao lado da igreja e são os primeiros a entrar nas festas.



    Vão me dizer que o conselho tutelar não sabe disso?

    Agora bem ai!!!

    ResponderExcluir
  8. O pouco que eu sei sobre Conselho Tutelar não é dever deles estarem em porta de festas ou até mesmo tirando droga da mão de menores. Quem deve barrar os menores na porta das festas, são os donos eventos... Conselheiros Tutelares não são porteiros e muito menos fazem trabalho da polícia pra ficarem fazendo batidas em cantos de igreja ou em qualquer outro lugar. Pra quem é alheio em relação ao trabalho- art.144.22 da CF e 131 do ECA. Eu pesquisei não custa nada darem uma lida.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe