sábado, 7 de fevereiro de 2015

Deu no G1 - Após desistência com Refinaria, Bacabeira lida com perdas e frustração




Após o cancelamento da construção da Refinaria Premium I da Petrobras em Bacabeira, quem apostou no empreendimento agora lida com a decepção e contabiliza prejuízos. O anúncio feito em 2010 movimentou os últimos cinco anos da pequena cidade no norte do estado, que viu no projeto uma oportunidade única de desenvolvimento econômico e industrial.

Cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos seriam criados no estado com a construção da refinaria. O investimento da Petrobras nesse empreendimento e outro similar no Ceará consumiu R$ 2,7 bilhões.

A companhia, em crise, atribuiu a desistência dos projetos das refinarias à falta de parceiros e à revisão das expectativas de crescimento do mercado de combustíveis. Na sexta (6), a Petrobras anunciou seu novo presidente, Aldemir Bendine.

A refinaria representava para muitos um impulso para o desenvolvimento na cidade maranhense, que tem cerca de 16 mil habitantes. Segundo a ONU, apresenta Índice de Desenvolvimento Humano de 0,629 no levantamento divulgado em 2013, taxa considerada "média". 

Muita gente se mudou de mala e cuia com o objetivo de trabalhar na refinaria. É o caso do vendedor Edivaldo José Silva. Decepcionado, ele conta que se mudou de Codó, a 250 km de Bacabeira, atraído pelo projeto. "Eu ia para São Paulo, mas fiquei sabendo que ia abrir essa refinaria em Bacabeira, aí vim e fui ficando. Cheguei a fazer um teste, passei e tudo. Na hora de ser chamado, nada disso funcionou. Arrumei um emprego em uma loja e fiquei, mas vim pra casa por causa da refinaria", conta.

Segundo ele, a desistência da Petrobras significa o fim do sonho de muita gente. "Muita gente trabalhou, mas foi temporário. Tá do jeito que tá aí, parado, mais nada. [Ficou] Só no sonho. Muita gente veio pra tentar realizar a vida aqui, mas esse sonho nunca vai ser realizado", lamenta o vendedor.

Empreendimentos abandonados
Com o intuito de atender à provável demanda que seria gerada pelo setor de negócios, uma rede de hotéis começou a construir um prédio de seis andares e 150 apartamentos na cidade. A obra foi paralisada pela metade e o edifício, que teve toda a estrutura básica levantada, agora está abandonado.

Recentemente construído, um centro comercial com pelo menos dez salas já está pronto para aluguel e venda, mas, segundo a população, vive trancado, sem previsão de início das atividades.

Os proprietários dos empreendimentos não foram encontrados para falar sobre o assunto. O funcionário público Henrique Calvet conta que, quando a refinaria foi anunciada, os imóveis valorizaram muito na região. Segundo ele, quem conseguiu vender, se deu bem. E quem comprou, só teve prejuízo.

"Não só as pessoas que precisam que ficaram desempregadas, mas os grandes empresários que investiram muita coisa aí também, porque todo mundo pensava que ia ser uma coisa e foi outra. Os imóveis, por exemplo, se valorizaram muito. Casas, terrenos, não se encontra por menos de R$ 50 mil e tudo ficou muito caro por conta das refinarias. Quem conseguiu vender seus terrenos quando ainda ia ter refinaria, se deu bem e, quem comprou, perdeu", explicou.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

3 comentários:

  1. A culpa é desses governante q pra se darem bem, manipulam o povo com promessas... promessas... promessas e nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Vc tá é no Brasil! !!!!!:)

    ResponderExcluir
  3. não esqueça que esses governantes foram colocados por o povo, que na sua maioria elegeram DONA DILMA. e agora todos pagam por isso. Graças a Deus nao joguei meu voto Fora, nunca que ia votar na Dilma.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe