terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Eduardo Braide comemora metropolização da região do Munim




Da tribuna, durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (10), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) destacou o encontro em que técnicos da Secretaria de Estado das Cidades (SECID) apresentaram a representantes de oito municípios e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), minuta contendo proposições para revisão da Lei Complementar Estadual que instituiu a Região Metropolitana de São Luís.

“Há mais de 10 anos, o tema da metropolização é tratado em nosso Estado. Diversas leis já foram aprovadas nesta Casa, tratando do assunto. Os governos que passaram também já envidaram esforços no sentido de ser implementada, mas, a verdade é que a metropolização nunca saiu do papel. E eu vejo com alegria esse tema possa ter sido retomado agora de forma mais forte e concreta através da ação do Governo do Estado”, declarou Braide.

Em seu discurso, o parlamentar revelou que, além dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Santa Rita, Bacabeira, Rosário e Icatu, que, por força de lei aprovada por esta Casa, fazem parte da região metropolitana de São Luís, outros municípios estão sendo propostos pela minuta. Entre eles, estão os da região do Munim, que seria formado por Morros, Axixá, Itapecuru, Anajatuba, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

“Quem conhece aquela região, sabe a riqueza e a beleza que tem. Por exemplo, em Morros, temos o Rio Una, já Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Axixá são abençoados pelo Rio Munim, o que atrai turistas para o local. Eu não podia deixar de registrar minha alegria pela inclusão de todos esses municípios e por ver esse tema sendo retomado”, ressaltou.

O deputado acredita que a metropolização servirá para também para facilitar a busca de recursos, tanto com o Governo Estadual quanto Federal, nas áreas de saneamento básico, projetos turísticos, equipamentos sociais. “A demandas serão atendidas de forma mais ágil”, disse.

Eduardo Braide citou ainda outras proposições contidas na minuta, como a criação do Colegiado Metropolitano, Conselho Participativo da Região Metropolitana da Grande São Luís, Agência Executiva Metropolitana, Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Sistema de Planejamento Metropolitano e Sistema de Informações Metropolitanas.

Por fim, pediu o apoio dos seus pares para que a discussão chegue à Assembleia Legislativa. “Peço que, o mais rápido possível, essa minuta possa chegar a esta Casa. E tenho certeza de que terá a acolhida dos nobres, para que seja aprovada e, de uma vez por todas, a tão sonhada metropolização saia das formalidades dos papéis e entre para a realidade”, concluiu o deputado.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Um comentário:

  1. tantos municípios para uma região metropolitana já seria absurdo e sem sentido , mais ainda a complexa condições geográfica dos municípios em questão, o que está totalmente fora de contesto sem nenhum sentido prático , esses municípios da região do munim só tem de relevância o que a natureza deu , nada mais e só tem como objetivo receber benefício sem ter mais nada pra oferecer em contra partida

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe