quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Secretária de saúde de Rosário responde ao blog...




A Secretária de Saúde do município de Rosário, Mauricéa Rodrigues, respondeu agora a pouco através de nota, matéria publicada no blog nesta terça-feira (03) sobre denúncia de descarte irregular de lixo hospitalar em área de preservação ambiental e cultivo de fruta nativa no povoado São Simão.


Em nota, a secretária disse que não é responsável pelo recolhimento do lixo produzido no hospital e UBS, e que a recomendação dos órgãos de fiscalização sanitária é que os lixos sejam devidamente separados e armazenados de acordo com cada tipo de materiais pela pasta e equipes responsáveis.

Segundo a nota, a secretaria responsável pelo recolhimento e destinação de lixo, seja ele qual for, é a secretaria de infraestrutura de Rosário.

Veja a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Rosário (SEMUS) vem a público esclarecer que não é responsável por recolhimento e descarte de lixo. No tocante ao lixo hospitalar, sua responsabilidade é de separar adequadamente e qualificar os diferentes tipos de materiais, armazenando-os em embalagens próprias e isto vem sendo realizado.

Há de se observar que a Lei Complementar 141, ao definir as regras de avaliação e controle das despesas com saúde, deixa claro que a remoção de resíduos não é de competência da saúde, conforme podemos observar:

Art. 4o Não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de:

[...] VI - limpeza urbana e remoção de resíduos;

[...] Em relação à situação fática, informamos que só tomamos conhecimento do suposto lixo enterrado, a partir da reportagem exibida pelos veículos de comunicação e que uma ação como esta, jamais poderia ter partido da Secretária de Saúde, uma vez que esta não é responsável por esta pasta.

Assim, a atitude tomada pelos vereadores no vídeo publicado, foi no mínimo precipitada ao envolver a pessoa da Secretária de Saúde (Mauricéa Rodrigues Lopes), pois foram baseadas em suposições e sem o devido conhecimento técnico e legal.

Lembramos, outrossim, que de acordo com o Código Penal Brasileiro, a imputação falsa de fato definido como crime e a imputação de fato ofensivo à reputação, estão qualificados como crime de calúnia e difamação, respectivamente, podendo os indivíduos serem responsabilizados penalmente.


Mauricea Rodrigues Lopes

Secretária Municipal de Saúde


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

16 comentários:

  1. toma bando vereador analfabeto que se deixa levar por noticias de blogueiro fracassado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Correto. A lei complementar 141 é muito clara. A secretaria de saúde não é responsável por recolhimento e destinação do lixo. Esses vereadores provavelmente faltaram a essa aula... E eles foram muito infelizes nas colocações imputando a responsabilidade na pessoa errada. É claro que se ouve realmente tal descarte de lixo inapropriado, cabe uma investigação mais aprofundada, porém, de forma ética e sensata.

      Excluir
  3. Esse que falou mal dos vereadores só pode ser baba ovo de irlahi prefeita que não faz nada

    ResponderExcluir
  4. Vereadores estes que estão doidos por dinheiro. Estão correndo atrás de Dr.Hilton para ser candidato a prefeito aqui em Rosário, não porque querem o bem de Rosário mas sim porque querem real. Assumiram que são incompetentes e querem importar mais um prefeito forasteiro, lembrando que Ivaldo foi péssimo!

    ResponderExcluir
  5. Vergonha alheia, é o que sinto quando esses vereadores "abrem a boca". Vocês deveriam estudar melhor o caso antes de acusar. Cadê o advogado da câmara para lhes axuliarem?
    Não é a primeira vez que fazem mancada.

    ResponderExcluir
  6. Esses comentários são todos de gente que é candidato à vereador nas próximos eleições pode acreditar eu até digo quem são

    ResponderExcluir
  7. os vereadores magno recebeu 120 mil reais para fazer o ginasio de são simao e cade o vereador nazareno recebe 10 mil para fazer propaganda e ainda falam de mim irlahi eu tenho prova

    ResponderExcluir
  8. povo de rosario os vereadores estao atras de noticias minha para terem motivo para me caçarem ai vem eles para cima de mim e vao me pedir dinheiro se nao eles me caçam socorro me ajudam

    ResponderExcluir
  9. o vereador sandro marinho me obrigou colocar o pai dele na prefeitura e como chefe porque se nao ele iria me caçar de novo como fez no iniciu inventou foi muita coisa de mim

    ResponderExcluir
  10. jerfersom vai no blog do senhor heleno aquino que ele esta denunciando os vereadores que estao na cabana do sol com a prefeita tentando estorqui dinheiro dela

    ResponderExcluir
  11. ei jerfersom tu sbia que os vereadores estavao na cabana do sol fazendo chanyagem com a prfeita isso sim tem que dizer

    ResponderExcluir
  12. Isso tudo é falácia. A responsabilidade do lixo hospitalar é do hospital. Com a palavra a prefeitinha de araque.

    ResponderExcluir
  13. Bando de incompetentes esse vereadores, vãoprocurar o que fazer, deixa a mmulher trabalhar, que ela estáfazendo a cidade ficar com cara de limpeza, de cidade limpa , outra para outras que estão com os recursos bloqueados por falta de pagamento dos funcionários, aqui o pagamento é é correto. Vão procurar o que fazer.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe secretaria mas a senhora no mínimo teria que acondicionar os mesmo em local apropriado. Até que o mesmo seja recolhido pela prefeitura. Me desculp mas a senhora está errada e so olha la no manual da agência Nacional de normas Tequinhica Abner se a senhora não sabe. Isso sim é uma inrreponsabilidade pois secretaria existe a contaminação pelo chorume. Que é o líquido que escorre devido ao lixo jogado de qualquer forma. Esse chorume e que contamina os leitos freáticos que o povo bebé ai em Rosário. Sabe porque eu sei disso. Pois sou enfermeiro e fiz uma pós graduação em lixo hospitala. Tô do secretaria e creio que a senhora precisa ler mais antes de falar besteira.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe